Boletim Diário da CNBB - 03/05/2013
REFLEXÃO
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar ao Pai sem Jesus, pois ele é verdadeiramente o único caminho que nos leva ao Pai. Ninguém pode de fato conhecer o Pai se não for através de Jesus, pois ele é a Verdade que nos revela o Pai, ele é o próprio Ícone do Pai, ele vive em perfeita comunhão com o Pai. Quem conhece Jesus, conhece o Pai e quem conhece o Pai, conhece Jesus. Nós também participamos dessa comunhão na medida em que nos tornamos ícones de Cristo e a participação nessa comunhão é que nos garante a vida em plenitude, a vida eterna.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, CSS, Bispo Emérito de Caetité - BA
Ordenação Episcopal
- Dom Gilio Felicio, Bispo de Bagé - RS
- Nota Oficial da CNBB sobre a Beatificação de Nhá Chica
- CMUC: novo prazo para submissão de trabalhos vai até 6 de maio
- Aberto o edital para o Fundo Nacional de Solidariedade 2013
- Feira de Santana (BA) sediará etapa regional da Semana Social Brasileira
Nota Oficial da CNBB sobre a Beatificação de Nhá Chica
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publica nota sobre a beatificação de Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica. No texto, a entidade destaca que "o reconhecimento pela Igreja da santidade de Nhá Chica, passado pouco mais de cem anos de sua morte, confirma a importância de se colocar em relevo o exemplo de sua vida de fidelidade a Cristo e ao seu Evangelho".
A seguir, a íntegra do texto:
Nota Oficial da CNBB sobre a Beatificação de Nhá Chica
Brasília, 2 de maio de 2013
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com toda a Igreja, louva e bendiz a Deus pela Beatificação de Francisca de Paula de Jesus, carinhosamente chamada pelo povo de Nhá Chica, neste sábado, 4 de maio de 2013, na cidade mineira de Baependi. O reconhecimento pela Igreja da santidade de Nhá Chica, passado pouco mais de cem anos de sua morte, confirma a importância de se colocar em relevo o exemplo de sua vida de fidelidade a Cristo e ao seu Evangelho.
A Beatificação de Nhá Chica é uma mensagem de extraordinário significado e importância para nossa Igreja. Filha e neta de escravos, analfabeta, órfã ainda criança, viveu no escondimento, na pobreza e na simplicidade. Devota de Nossa Senhora da Conceição, consagrou seu tempo e consumiu sua vida, como leiga que testemunha a fé, servindo às pessoas, especialmente na nobre tarefa de escutar e aconselhar. Seu cuidado com os mais pobres rendeu-lhe o belo título de "Mãe dos pobres". Aos que lhe atribuíam favores especiais, respondia com a verdade de quem crê: "Isso acontece porque rezo com fé".
A biografia de Nhá Chica revela sua vida de intimidade com Deus e nos estimula a buscar o ideal proposto por Cristo, como nos lembra São Paulo: "A vontade de Deus é esta: a vossa santificação" (1Ts 4,3). O testemunho de nossa mais nova Beata torna-se, portanto, convite irrecusável a viver intensamente o encontro com Jesus Cristo que "implica necessariamente amor, gratuidade, alteridade, unidade, eclesialidade, fidelidade, perdão e reconciliação" e leva cada discípulo-missionário a se tornar "fonte de paz, justiça, concórdia e solidariedade" (cf. DGAE, 16).
Saudamos e agradecemos à Diocese de Campanha e a todos que se dedicam à causa de canonização de Nhá Chica, bem como ao Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, por presidir a cerimônia de beatificação desta Serva de Deus.
Que a Beata Nhá Chica alcance de Deus graças e bênçãos para todo o povo brasileiro e nos ensine a trilhar o caminho da santidade, vivendo na simplicidade e na pobreza evangélicas.
Raymundo Damasceno AssisCardeal arcebispo de Aparecida (SP)Presidente
José Belisário da SilvaArcebispo de São Luis (MA)Vice-presidente
Leonardo Ulrich SteinerBispo auxiliar de Brasília (DF)Secretário Geral
CMUC: novo prazo para submissão de trabalhos vai até 6 de maio
O Congresso Mundial de Universidades Católicas estendeu o prazo para a submissão de trabalhos. Os participantes e universidades parceiras poderão enviar, até 6 de maio, sugestões de apresentação de trabalhos nas Arenas Temáticas, assim como propostas para a realização de painéis, fóruns, oficinas e mostras artístico-culturais. Serão recebidas inscrições de trabalhos que abordem o tema do Congresso: Novos Tempos, Novos Sentidos e seus eixos temáticos.
As propostas serão submetidas à avaliação da Comissão Científica e da Comissão Pastoral do CMUC, que informarão aos proponentes o resultado da avaliação até 17 de maio . As submissões de propostas deverão ser enviadas em uma das três línguas oficiais do congresso: português, espanhol ou inglês.
O CMUC acontecerá na PUC Minas entre 18 e 21 de julho de 2013, no campus Coração Eucarístico (avenida Dom José Gaspar, 500). São esperados estudantes, professores e funcionários de universidades católicas de todos os continentes, que podem se inscrever até 30 de junho pelo site www.cmuc.pucminas.br. Mais informações: (31) 3319-4398.
Aberto o edital para o Fundo Nacional de Solidariedade 2013
A Cáritas Brasileira apresentou nesta sexta-feira, 03 de maio, o edital para acesso ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) 2013. Resultado do gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o FNS 2013 apoiará projetos sociais em todo Brasil cujos trabalhos estejam relacionados com o tema da CF deste ano "Fraternidade e Juventude".
O Fundo Nacional de Solidariedade é composto por 40% de toda arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada em todas as dioceses, paróquias e comunidades no Domingo de Ramos. Os outros 60% da coleta permanecem nas dioceses de origem e compõem o Fundo Diocesano de Solidariedade.
Confira edital completo aqui
Para conferir a prestação de contas do FNS 2012 clique aqui
Feira de Santana (BA) sediará etapa regional da Semana Social Brasileira
Desconstruir o modelo de Estado vigente e garantir a participação popular no processo de construção de uma sociedade democrática é o centro das discussões propostas pela 5ª Semana Social Brasileira (SSB), que terá sua edição regional realizada de 3 a 5 de maio, no Centro de Pastoral Arquidiocesano, em Feira de Santana (BA). O evento é mais uma etapa das Semanas Sociais que acontecem em todo o Brasil numa iniciativa das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de refletir sobre o papel do Estado na vida dos brasileiros, suas contradições e possibilidades de superação.
A SSB, neste evento organizado pelo Regional Nordeste 3, vai promover oficinas temáticas sobre a questão agrária e a violência no campo e na cidade; questão urbana e a cidade da exceção; tráfico de pessoas; segurança alimentar e hídrica; acesso aos direitos sociais e políticas públicas e controle popular do Judiciário. Participam representantes de movimentos sociais, comunidades eclesiais, pastorais, que deverão debater os rumos da sociedade brasileira em vista da construção do bem comum.
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário