terça-feira, 9 de abril de 2013

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 09/04/2013

REFLEXÃO

A Vida nova, a Vida segundo o Espírito, não é algo que a pessoa humana possa conseguir por si mesma, uma vez que é algo que está muito além da sua própria natureza, portanto algo que foge às suas capacidades. A Vida nova é a vida da graça, que nos é dada pelo próprio Deus, a partir do mistério pascal de Jesus. A condição para a participação nessa Vida em Cristo é a fé; todos os que acreditam que Jesus, crucificado, morto e ressuscitado, é o Filho de Deus, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade que se fez homem para ser o Emanuel, o Deus conosco, recebem dele o dom da Vida em plenitude, o dom da vida eterna.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo de Formosa - GO

Ordenação Episcopal

  • Dom Clóvis Frainer, OFMCap, Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG
NOTÍCIAS

Arquidiocese de Olinda e Recife fará parte do comitê nacional do Programa Água para Todos

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, recebeu na manhã desta segunda-feira, 8, a visita do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. O representante do Governo Federal solicitou ao religioso a indicação de pessoas que possam integrar o comitê nacional do Programa Água para Todos, que tem como objetivo discutir as políticas públicas para o Semiárido Brasileiro.

O comitê funciona com representações dos ministérios da Integração Nacional, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, além do Banco do Brasil. A partir de agora terá também a participação da sociedade civil capitaneada pela Igreja. "Estamos dispostos a incorporar todo o esforço feito pelos grupos que são coordenados pelo senhor dom Fernando. Inclusive podemos pensar em descentralizar as reuniões, que hoje acontecem em Brasília, para que possamos mobilizar todo mundo", afirmou o ministro Bezerra Coelho.

O arcebispo recebeu o convite com alegria e esperança. "Agora vamos nomear três ou quatro pessoas para que possam discutir em âmbito nacional ações concretas para o combate à seca e para a garantia de convivência com todos os outros desafios do Semiárido Brasileiro. Isso nos dá mais certeza de que estamos caminhando para resolver problemas complexos e históricos que exigem a participação de todos", comemorou dom Saburido.

A reunião foi acompanhada pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 (CNBB NE2), dom Genival Saraiva; pelo secretário regional da Cáritas NE2, padre Jandeílson Alencar; além do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, e do secretário de Agricultura Familiar de Pernambuco, Aldo Santos.Todos cobraram do ministro ações estruturadoras que minimizem os efeitos da estiagem que já entrou para o segundo ano e é considerada a pior dos últimos 50 anos.

"Se tivéssemos a água da Transposição do São Francisco correndo nos canais não estaríamos passando por essa situação tão difícil. A promessa é de que essa obra seja concluída em 2015, juntamente, com outras importantes ações hídricas. Até lá, vamos cobrando as ações emergenciais e contribuindo para que dinheiro do povo chegue ao povo que mais precisa", declarou dom Genival Saraiva.

"Todo comitê deve contar com a presença da sociedade civil. Felizmente, vamos poder enfim participar do Água para Todos. É sem dúvidas uma conquista importante que vamos aproveitar para trabalhar na garantia de ações estruturantes para o Semiárido", disse Doriel Barros.

O ministro Fernando Bezerra Coelho acolheu as críticas e sugestões e detalhou o cronograma de obras e ações que o Governo Federal e os governos estaduais estão tomando para garantir a segurança hídrica no Semiárido. "As cobranças são importantes e bem-vindas. Admitimos que a situação não é fácil, mas ela não apaga as ações e os investimentos que o Governo vem fazendo nos últimos dez anos. Mas temos muito que avançar, e por isso, contamos com vocês", disse.


CNBB conta com infraestrutura do Santuário Nacional para realização da 51ª Assembleia

A 51ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terá início amanhã, 10 de abril, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP).

O episcopado brasileiro se reúne para participar do evento que tem como tema central "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia".

Para acolher os bispos brasileiros, o Santuário Nacional e a CNBB acertam os últimos detalhes de infraestrutura e organização.

Os Bispos vão contar com toda infraestrutura do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, localizado no Pátio da Basílica.

Imprensa, serviço médico e segurança

Salas de apoio, secretaria, Sala de imprensa, acesso à internet, segurança e ambulatório médico foram preparados para recepção do encontro.

Durante todos os dias da Assembleia, os bispos poderão contar com um ambulatório médico montado exclusivamente para a ocasião.

Das 7h às 19h os bispos terão atendimento médio, poderão fazer exames laboratoriais e também terão vacinação contra gripe.

Paramentos litúrgicos em geral, livros, objetos e vestes estão à disposição em 22 estandes pelos corredores do Centro de Eventos para auxiliar os bispos do Brasil.

Várias empresas do ramo colocaram seus colaboradores durante toda a Assembleia para o atendimento aos bispos.

Programação – A programação da Assembleia já está definida pela coordenação da CNBB. As missas serão realizadas no Altar Central da Basílica.

Na programação constam os horários das celebrações e sessões no Centro de Eventos.

A celebração de abertura da AG será no dia 10 de abril às 7h30 na Basílica e a Cerimônia de encerramento no dia 19 de abril às 10h30 no Centro de Eventos.

Nos dias 13 e 14 de abril os bispos do Brasil participam de um retiro espiritual no Centro de Eventos.

Entre as atividades dos bispos na 51ª Assembleia Geral estão a missa com Laudes no Altar Central do Santuário às 7h30, as sessões no Centro de Eventos e uma coletiva de imprensa, às 15h, com a participação de três bispos.


Mais de 360 bispos estão inscritos para a 51ª Assembleia Geral

Uma missa celebrada às 7h30, nesta quarta-feira, 10 de abril, no Santuário Nacional abrirá a 51ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, em Aparecida (SP). Para o evento confirmaram presença, até o momento, 361 bispos de todo o Brasil, destes 43 são eméritos. Já o número total de participantes chega a 451, entre assessores, secretários de regionais, organismos, colaboradores e convidados. As sessões e outras atividades serão realizadas no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida.

A Assembleia contará com a participação de bispos dos 17 regionais da CNBB: Centro-Oeste, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste e Sul. De acordo com o regulamento geral, "a Assembleia, órgão supremo da CNBB, é nesta a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil". Durante a Assembleia, os bispos tratarão de "assuntos de ordem espiritual e de ordem temporal e os problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização".

São convidados para as Assembleias Gerais, com voto consultivo, os bispos eméritos e outros bispos, de qualquer rito, em comunhão com a Santa Sé e que tenham domicílio no País e aqueles nomeados ou eleitos que ainda não forem membros da CNBB. Para as sessões é convidado, também, o Núncio Apostólico no Brasil, em razão de seu múnus. Os membros da Assembleia Geral têm toda a autoridade e competência para aprovação de documentos, instruções pastorais e diretrizes, inclusive as declarações doutrinais de magistério. De acordo com o regulamento, trem direito a "voto consultivo e deliberado apenas os membros presentes".


Jornalistas contam com estrutura de apoio na AG

Twitter, fan page, site, espaço de apoio aos jornalistas e sala de imprensa. Estes são alguns dos apoios que a imprensa terá para fazer a cobertura da 51ª Assembleia dos Bispos do Brasil durante os 10 dias do evento.

Os organizadores da AG cuidaram e arquitetaram para que a imprensa tivesse uma boa acolhida e ótimas condições de trabalho na Assembleia deste ano. Os jornalistas terão uma sala exclusiva, montada na entrada do Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida, onde poderão produzir os textos.

A sala está equipada com ar-condicionado, internet , mesas e cadeiras suficientes para que cerca de 30 jornalistas fiquem instalados individualmente e de maneira confortável. Os jornalistas ainda contarão com um estúdio onde poderão produzir seus materiais de áudio.

Para um maior apoio aos profissionais, também foi montada uma sala de imprensa da CNBB que conta com seis assessores para o atendimento. No espaço virtual, a imprensa poderá contar com informações postadas no site da CNBB e também com a cobertura feita através das redes sociais da Conferência, twitter, facebook e fanpage da Assembleia.

Até o momento, a assessoria de imprensa da CNBB já cadastrou, para a cobertura da AG, mais de 100 profissionais de comunicação de veículos de todo o Brasil.


Rádio Vaticano faz cobertura especial da Assembleia

Padre César Augusto e o jornalista Silvonei José, da equipe da Rádio Vaticano, são convidados da CNBB para a cobertura da assembleia geral. Eles já estão instalados na área especial para a imprensa e vão passar boletins diários para os ouvintes da emsissora do Papa.

Há 12 anos, sem interrupção, a equipe da Rádio participa do encontro anual dos bispos e realiza o trabalho especial. Silvonei José considera que "o mais interessante dessa experiência é que, por meio do contato com os bispos, se sente o pulsar do coração da Igreja no Brasil, um coração que pulsa em sintonia". O jornalista, que trabalha há muitos anos no Vaticano, também que valoriza a ocasião porque "poder contar para os ouvintes da Rádio Vaticano que vivem aqui no Brasil e outras partes do mundo o que acontece durante uma assembleia geral do episcopado é um grande privilégio".

A Rádio Vaticano, segundo  informações oficiais, é a emissora radiofônica da Santa Sé, com sede legal no Estado da Cidade do Vaticano, e é instrumento de comunicação e de evangelização a serviço do Ministério Petrino. Foi projetada por Guglielmo Marconi e inaugurada por Pio XI em 12 de fevereiro de 1931. A tarefa principal emissora é proclamar, com liberdade, fidelidade e eficiência, a mensagem cristã e unir o centro da catolicidade com os diversos países do mundo: difundindo a voz e os ensinamentos do Papa; fornecendo informações sobre atividades da Santa Sé vida e da Igreja Católica no mundo e orientando os fiéis a avaliarem os problemas do momento à luz dos Ensinamentos e do Magistério da Igreja.

 


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: