sexta-feira, 19 de abril de 2013

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 19/04/2013

REFLEXÃO

Como pode ele dar a sua carne a comer? Como entender que para ter a vida eterna e ressuscitar no último dia é preciso comer a verdadeira comida e beber a verdadeira bebida que são a carne e o sangue de Jesus? Essas verdades se constituem numa realidade absurda para os judeus. Por que? Porque eles não conheceram verdadeiramente quem é Jesus. No mundo de hoje, encontramos muitas pessoas que, como os judeus, não conhecem Jesus e vêem a eucaristia como uma realidade absurda. Precisamos agir como missionários para que essas pessoas conheçam Jesus, se alimentem da verdadeira comida e da verdadeira bebida e vivam para sempre.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom José Antônio Peruzzo, Bispo de Palmas-Francisco Beltrão - PR

Ordenação Presbiteral

  • Dom Luciano Bergamin, CRL, Bispo de Nova Iguaçu - RJ

Ordenação Episcopal

  • Dom José Maria Pinheiro, Bispo Emérito de Bragança Paulista - SP
  • Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo de Caratinga - MG
  • Dom Vital Chitolina, SCJ, Bispo de Diamantino - MT
  • Dom José Moreira Bastos Neto, Bispo de Três Lagoas - MS
  • Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Auxiliar de São Paulo - SP
NOTÍCIAS

Dom Damasceno: 'A 51ª Assembleia nos revigorou para levar em frente a missão evangelizadora de Cristo'

A Celebração Eucarística de encerramento da 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu todo o episcopado brasileiro em torno do Altar Central do Santuário Nacional, nesta sexta-feira, 19 de abril.

A celebração foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis e concelebrada pelo Arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB, dom José Belisário da Silva e pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner.

No início da celebração, os assessores da CNBB conduziram os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz dos Jovens e o ícone de Nossa Senhora até o Altar Central.

Em sua homilia, Dom Damasceno agradeceu os frutos do trabalho da Assembleia Geral. "Não podemos deixar de agradecer a Deus os frutos de nosso trabalho e de  manifestar a imensa gratidão a todos  que colaboraram  na preparação e realização dessa Assembleia", afirmou.

O Cardeal ressaltou que vários temas ocuparam a atenção do episcopado e destacou o tema central 'Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia'. "O tema central foi estudado com profundidade e recebeu muitas e excelentes emendas. Esperamos que esse Documento possa ajudar na renovação de nossas paróquias. O texto revisto pela Comissão será publicado na coleção verde da CNBB, para que em todos os regionais, dioceses, paróquias e comunidades, possa ser ainda estudado e enriquecido com novas sugestões, até o mês de outubro, para posterior aprovação na próxima Assembleia", afirmou.

Dom Raymundo Damasceno destacou ainda dois documentos que seguirão semelhante processo.  O Documento 'Igreja e questão Agrária no início do Século XXI' retornará também na próxima Assembleia Geral, depois de incorporar as sugestões que forem apresentadas pelos 18 Regionais da CNBB, Dioceses e paróquias.

Citou também a aprovação final do Diretório para a Comunicação da Igreja no Brasil, por sua vez, foi confiado ao Conselho Permanente da CNBB. "Esses documentos envolvem temas importantíssimos para vida da Igreja e para a sociedade brasileira. Alguns deles se referem à vida interna da Igreja; outros dizem respeito a vida da sociedade em geral. A questão agrária está relacionada com a opção preferencial  pelos pobres e com a justiça social", acrescentou.

Peregrinação dos ícones da JMJ

Os bispos puderam contemplar a cruz dos jovens e o ícone de Nossa Senhora que após a celebração foi conduzido pela juventude até o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.

Os símbolos da JMJ, após sua peregrinação pelas paróquias da Arquidiocese de Aparecida, chegam ao Santuário Nacional, antes de serem entregues à Diocese de Volta Redonda, onde começará a peregrinação desses dois símbolos pelas Dioceses do Estado do Rio de Janeiro até chegar, em julho próximo, na cidade do Rio de Janeiro para a JMJ.

Mensagem aos bispos

Aos bispos presentes na Santa Missa Dom Damasceno pediu que partilhem com seus presbíteros, diácono, consagrados e fiéis leigos as conclusões da assembleia, fortalecendo, assim, a comunhão para um melhor êxito da ação evangelizadora.

"Queridos irmãos no Episcopado, depois desta nossa 51ª Assembleia Geral, voltaremos para nossas Igrejas particulares. A oração compartilhada nesses dias que aqui vivemos, a conivência fraterna, os temas aprofundados no estudo e no intercâmbio fraterno – tudo isto nos revigorou física e espiritualmente para  levar em frente, diante de tantas exigências e mudanças rápidas e profundas,  a missão evangelizadora que Cristo nos confiou", concluiu.

Após a missa, os bispos retomam as últimas atividades da Assembleia Geral com uma sessão de encerramento e coletiva de imprensa.


"Existem luzes e sombras, alegrias e preocupações", diz dom Sergio Castriani sobre as paróquias

Em sua participação na coletiva de imprensa da quinta-feira, 18 de abril, o arcebispo de Manaus e presidente da Comissão para o Tema Central, dom Sergio Castriani, disse sobre as novidades que a 51ª Assembleia Geral dos Bispos trouxe para o tema central "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia".

Dom Castriani, destacou que, após passar por emendas e correções, o texto foi muito bem aceito pelo episcopado e que até outubro será enviado às paróquias, comunidades e Regionais do Brasil para que haja um movimento de participação de todos no tema.

"O texto diz que analisar a realidade atual não é simples, a situação é complexa e muitas vezes mais do que podemos imaginar. Quando a gente começa a refletir sobre a situação da paróquia, os desafios que ela enfrenta e o mundo de hoje, as respostas que encontramos é uma coisa complexa. Existem luzes e sombras, alegrias e preocupações", disse.

Dom Castriani observou que há muita coisa boa acontecendo para a renovação das paróquias, mas, que também existem situações que impedem essa renovação.

O bispo destacou que muitas paróquias e comunidades no país vivem uma intensa conversão pastoral, que vem de muitos anos. "Existem paróquias e comunidades preocupadas com a evangelização, como a catequese para a iniciação a vida cristã e na perspectiva bíblica. Temos paróquias numa liturgia viva e participativa, e ainda, comunidades que se preocupam com a juventude, que despertam serviços nos ministérios leigos. Temos paróquias com conselhos paroquial e assuntos econômicos, além de grupos que participam ativamente da vida paroquial", disse.

Dom Sergio Castriani finalizou dizendo que de fato as dificuldades existem, mas cabe aos párocos e colaboradores desenvolverem uma pastoral de comunhão e participação que permita a renovação. O bispo informa que até outubro o empenho será o de envolver na discussão e na reflexão, comunidades, grupos, movimentos e pastorais afim de tornar a paróquia uma instituição que é missionária, evangelizadora e servidora da vida.


Em instantes, acompanhe a Coletiva de Imprensa ao vivo

A coletiva de imprensa da 51ª Assembleia Geral dos Bispos será composta pela presidência da CNBB (Dom Raymundo Damasceno, presidente; Dom José Belisário, vice-presidente e Dom Leonardo Steiner, secretário-geral).

A CNBB em parceria com o Portal A12, desde o primeiro dia da 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), está transmitindo ao vivo a Coletiva de Imprensa. A transmissão de hoje será em seguida a cerimônia de encerramento.

Para acompanhar a coletiva ao vivo acesse o link.


Assista ao vídeo da última coletiva da 51ª Assembleia Geral dos Bispos

A oitava coletiva da 51ª Assembleia Geral dos Bispos, realizada na tarde desta sexta-feira, 19 de abril, já está disponível no youtube. Participaram deste último encontro com os jornalistas, a presidência da CNBB: cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis e concelebrada pelo Arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB, dom José Belisário da Silva e pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner. Assista o vídeo

 


"Encerramos o encontro com um saldo excelente", destacou dom Raymundo Damasceno sobre a 51ª Assembleia Geral

A coletiva de imprensa do último dia da 51ª Assembleia Geral da CNBB foi composta pela presidência da CNBB, Cardeal dom Raymundo Damasceno, presidente e arcebispo de Aparecida (SP); dom José Belisário da Silva, vice-presidente e arcebispo de São Luís (MA) e dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral e bispo auxiliar de Brasília.

No início da coletiva dom Raymundo saudou os jornalistas presentes e aqueles que acompanharam ao vivo pelo Portal A12. O cardeal destacou o trabalho da imprensa e revelou o sentimento de gratidão pelo trabalho que foi realizado durante a 51ª Assembleia. "Estamos gratos e agradecemos o trabalho realizado por vocês durante esses 10 dias que estivemos reunidos aqui em Aparecida", disse.

O presidente da CNBB avaliou que a 51ª Assembleia Geral foi uma ocasião de profunda experiência eclesial. "Estivemos reunidos para rezar, refletir e promover o aprofundamento de nossa comunhão. O resultado desse nosso empenho foi o melhor possível. Encerramos o encontro com um saldo excelente", ponderou.

Durante a coletiva foi feito um balanço das atividades realizadas. Sobre o tema central da Assembleia 2013 "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia", dom Raymundo disse que "já era previsto que seria aprofundado na assembleia desse ano e continuaria sendo levado para as dioceses para novos estudos e somente na assembleia do próximo ano que será apresentado para a aprovação final".

O cardeal explicou que o tema central se situa na busca por uma maior "conversão pastoral" e apontou algumas reflexões sobre o estudo como a cultura dos tempos atuais, o desafio e a necessidade de considerar a mudança de época, o reconhecimento que o lugar privilegiado para realizar uma experiência concreta com Jesus Cristo é a comunidade eclesial e por fim o reconhecimento de que a paróquia é a grande escola da fé, da oração, dos valores e costumes cristãos.

Além do tema central, dois outros assuntos foram destacados na coletiva: o estudo sobre a Questão Agrária e o Diretório para a Comunicação no Brasil. Os dois temas foram amplamente discutidos pelos bispos que decidiram pela continuidade da reflexão antes de se tornarem documentos da CNBB.

Foi destacado também assuntos abordados durante a Assembleia como a Jornada Mundial da Juventude, os textos litúrgicos e a Campanha da Fraternidade.

No final de suas palavras dom Raymundo Damasceno apresentou outros dois frutos da Assembleia que são um subsídio que os bispos estão oferecendo a todos as comunidades para aprofundamento do tema das eleições e uma Nota que foi emitida em defesa dos direitos indígenas e quilombolas, pela rejeição da PEC 215.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: