Boletim Diário da CNBB - 13/03/2013
REFLEXÃO
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom Ercílio Turco, Bispo de Osasco - SP
- Segunda fumaça: preta
- Bispos da Comissão para a Juventude preparam encontro de revitalização pastoral
- Diocese de Formosa (GO) instala Pastoral da Educação
- Secretário geral se reúne com representantes das TVs de inspiração católica
- COLETIVA DE IMPRENSA
- Francisco I: o novo Papa
- Saudação da CNBB ao Papa Francisco I
- Francisco I, novo Papa
- Primeiro pedido de Francisco I: ". Peço um favor a vocês: antes que o bispo abençoe o povo, peço que rezem ao Senhor para que me abençoe".
- "Com toda Igreja, confiamos sua vida e seu pontificado à proteção da Virgem Maria", disse dom Leonardo Steiner em coletiva sobre o Papa Francisco I
- Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos realiza primeira reunião do ano
- Bispos do Regional Sul II realizam Assembleia Anual
- Diocese de Tubarão promove encontro da Pastoral da Comunicação
Às 11h38 minutos de Roma (7h38 de Brasília) desta quarta-feira, 13 de março, da chaminé da Capela Sistina ainda saiu fumaça preta. A Praça São Pedro estava lotada de fiéis que aguardavam o êxito das votações dessa manhã. Isso significa que ainda não foi eleito o novo pontífice.
Espera-se que a próxima fumaça deve sair entre o início e o fim da tarde de hoje. Isso porque considera-se a possibilidade de o papa ser eleito ainda no primeiro escrutínio da tarde. Caso isso ocorra, já poderá haver fumaça por volta das 16h de Roma (12h de Brasília). Não havendo consenso entre os cardeais, as cédulas só serão queimadas após novo escrutínio, o que deve ocorrer após as 18h (15h de Brasília).
No início da manhã, os 115 cardeais celebraram missa na Capela Paulina do Vaticano, seguindo depois para a Capela Sistina, onde um novo momento de oração antecedeu o reinício ao processo eleitoral, que só se concluirá quando for obtida a maioria de dois terços dos votos (77 neste caso). A legislação prevê quatro escrutínios por dia, dois de manhã e dois de tarde. O segundo sufrágio tem início "imediatamente depois" do primeiro, caso este tenha sido inconclusivo.
As formalidades previstas para o início de cada bloco de votações preveem o juramento de cada cardeal bem como o sorteio de três escrutinadores, revisores e dos responsáveis pela recolha dos votos de eleitores que estejam doentes. Após o cumprimento destas exigências, os eleitores preenchem o boletim de voto que tem impressas as palavras 'eligo in summum pontificem' (elejo como sumo pontífice) e um espaço em branco para ali escreverem, secretamente, o nome do cardeal preferido.
Se as votações da manhã não tiverem sucesso, os cardeais regressam por volta das 12h30 à Casa de Santa Marta, no Vaticano, onde almoçam. Neste local, os cardeais estão também proibidos de qualquer contato com o exterior e vão ver apenas os responsáveis pelos serviços de limpeza, alimentação e segurança, para além dos condutores dos veículos que fazem o percurso entre a Casa de Santa Marta e o Palácio do Vaticano, todos eles sujeitos a juramento de segredo, sob pena de excomunhão.
Às 16h os prelados voltam à Capela Sistina, prevendo-se que os escrutínios comecem às 16h50. Caso os sufrágios tenham sido inconclusivos, os eleitores recitam a oração de Vésperas às 19h15, e regressam, 15 minutos depois, à Casa de Santa Marta, na qual residem durante o Conclave. Se a eleição do novo Papa ocorrer, a fumaça branca deverá ser confirmada pelo toque dos sinos, aguardando-se que entre a aceitação da eleição pelo novo Papa e o seu aparecimento público na varanda central da Basílica de São Pedro decorram uns 50 minutos.
Bispos da Comissão para a Juventude preparam encontro de revitalização pastoral
Os bispos da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro, presidente, dom Vilsom Basso e dom Bernardino Marchió, com a participação dos 17 bispos referenciais para a Juventude nos Regionais, se reuniram na terça-feira, 12 de março na Sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, para estudo e aprofundamento dos trabalhos voltados ao Setor Juventude.
A comissão fez uma retrospectiva das atividades realizadas no ano passado e traçaram as metas de trabalho para 2013, em comunhão com os grandes eventos para a juventude programados para o Brasil, como a CF e JMJ. Os bispos também buscaram subsídios para avaliação das ações da comissão com base nos estudos da CNBB; os documentos 85 e 103.
O assessor da comissão, padre Antônio Ramos do Prado explicou que reunião teve por objetivo a organização do Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil que será realizado de 25 a 28 de setembro, em Brasília, e pretende reunir cerca de 700 assessores e jovens do Setor Juventude que atuam nas dioceses do Brasil.
"A preocupação da comissão é a continuidade da evangelização da juventude depois dos eventos e como trabalhar a unidade na diversidade de expressões juvenis. Por outro lado, a preocupação é olhar para o fenômeno do número de jovens que morrem no Brasil, por diversas circunstâncias, buscando parcerias com instituições cristãs e não cristãs, para minimizar essa realidade", disse padre Antônio.
O assessor faz uma avaliação positiva das ações que vem sendo desenvolvidas pela comissão, apontando uma significativa evolução dos trabalhos, como o estudo e aplicação do documento 85, a implantação da coordenação nacional, em unidade com os 17 bispos referenciais nos Regionais da CNBB, além do apoio da equipe de comunicação e produção de subsídios para a juventude. Todas essas ações visam contribuir para o aperfeiçoamento dos trabalhos de evangelização da juventude no Brasil.
Diocese de Formosa (GO) instala Pastoral da Educação
No dia 10 de março de 2013, aconteceu nas dependências do Seminário Menor em Formosa (GO), um encontro de um grupo representativo do mundo da educação. O encontro foi uma iniciativa do bispo de Formosa (GO), dom Paulo Roberto Beloto, para refletir e estruturar a Pastoral da Educação da diocese.
Durante o evento foi apresentado ao grupo o padre Joacir Soares d´Abadia como coordenador da pastoral. E também o professor Sérgio Maia, membro da Equipe Nacional da Pastoral da Educação para fazer a assessoria da Pastoral no Setor de Educação da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB.
Os participantes refletiram sobre "Os fundamentos para a instalação de uma Pastoral da Educação Diocesana" e após uma avaliação da realidade educacional da diocese e suas possibilidades, ficou definida a composição da primeira Equipe para esta pastoral, bem como, o planejamento de algumas ações para sua efetivação no ano de 2013.
Secretário geral se reúne com representantes das TVs de inspiração católica
Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, se reuniu na tarde desta terça-feira,12 de março, com os representantes das TVs de inspiração católica para os últimos ajustes a respeito da cobertura jornalística da 51a. Assembleia Geral do episcopado que será realizada no mês de abril em Aparecida (SP) e também para apresentar o piloto do novo programa da Conferência chamado "Igreja no Brasil".
O trabalho de cobertura jornalística da Assembleia Geral dos Bispos é coordenado pela Secretaria Geral da Conferência por meio da Assessoria de Imprensa. Para a reunião deste ano, algumas mudanças foram promovidas no sentido de melhorar a recepção dos jornalistas no Centro de Eventos em Aparecida e para facilitar o acesso à informação. Estiveram representadas no encontro a Rede Vida de Televisão, a Rede Aparecida, a Canção Nova, TV Horizonte e TV Evangelizar.
O programa de TV "Igreja no Brasil" da CNBB está passando por uma reformulação e deverá voltar ao ar depois da Páscoa. Os participantes da reunião puderam avaliar o material apresentado com críticas e sugestões e fizeram um compromisso conjunto de auxiliar a CNBB na correção dos erros e no aperfeiçamento da proposta feita. Dom Leonardo manifestou a gratidão da Conferência pelo trabalho feito pelas TVs de inspiração católica e recebeu dos participantes a palavra de que a reunião foi de grande proveito para o trabalho de todos.
Secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, atende os jornalistas e apresenta a saudação da CNBB, meia hora depois do aparecimento do Papa na Loggia da Basílica de São Pedro na sede da Conferência em Brasília na tarde desta quarta-feira, 13 de março.
O secretário geral vai fazer a leitura da Saudação Oficial da CNBB e, em seguida, vai atender os jornalistas para as entrevistas sobre o novo Papa.
Com o aparecimento da fumaça branca, as 19.06 hs (hora de Roma) o 265. Vigário de Cristo foi eleito na Capela Sistina, no Vaticano. Os sinos das igrejas se dobraram em sinal de reverência por este momento.
O cardeal argentino e arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, de 76 nos, foi eleito o novo pontífice da Igreja Católica Apostólica Roma. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, às 15h05, no Brasil (horário de Brasília), 19h05, em Roma. O novo Pontífice se apresentou ao mundo, às 16h22 e convidou todo o povo para rezar em intenção ao Papa Emérito, Bento XVI. O anúncio "Habemus Papam" foi pronunciado pelo cardeal diácono mais velho, 70 anos, Jean-Louis Tauran.
Confira a biografia do Papa Francisco:
Data de nascimento. Nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936.Educação. Estudou e se diplomou como técnico químico, mas ao decidir-se pelo sacerdócio ingressou no seminário de Villa Devoto. Em 11 de março de 1958 passou ao noviciado da Companhia de Jesus, estudou humanas no Chile, e em 1960, de retorno a Buenos Aires, obteve a licenciatura em Filosofia no Colégio Máximo São José, na localidade de San Miguel. Entre 1964 e 1965 foi professor de Literatura e Psicologia no Colégio da Imaculada da Santa Fé, e em 1966 ditou iguais matérias no Colégio do Salvador de Buenos Aires. Desde 1967 a 1970 cursou Teologia no Colégio Máximo de San Miguel, cuja licenciatura obteve.
Sacerdócio. Em 13 de dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote. Em 1971 fez a terceiraaprovação em Alcalá de Henares (Espanha), e em 22 de abril de 1973, sua profissão perpétua. Foi professor de noviços na residência Villa Barilari, de San Miguel (anos 1972/73), professor na Faculdade de Teologia e Consultor da Província e reitor do Colégio Máximo. Em 31 de julho de 1973 foi eleito provincial da Argentina, cargo que exerceu durante seis anos. Esteve na Alemanha, e ao voltar, o superior o destinou ao Colégio de Salvador, de onde passou à igreja da Companhia, da cidade de Córdoba, como diretor espiritual e confessor. Entre 1980 e 1986 foi reitor do Colégio Máximo de San Miguel e das Faculdades de Filosofia e Teologia da mesma Casa.
Episcopado. Em 20 de maio de 1992, João Paulo II o designou bispo titular da Auca e auxiliar de Buenos Aires. Em 27 de junho do mesmo ano recebeu na Catedral primaz a ordenação episcopal, e foi promovido a arcebispo auxiliar de Buenos Aires em 3 de junho de 1998. De tal sé arcebispal é titular desde em 28 de fevereiro de 1998, quando se converteu no primeiro jesuíta que chegou a ser primaz da Argentina.É Ordinário para os fiéis de rito oriental residentes na Argentina e que não contam com Ordinário de seu próprio rito. Na Conferência Episcopal Argentina é vice-presidente; e como membro da Comissão Executiva é membro da Comissão Permanente representando à Província Eclesiástica de Buenos Aires. Integra, além disso, as comissões episcopais de Educação Católica e da Universidade Católica Argentina, da que é Grande Chanceler. Na Santa Sé, forma parte da Congregação para o Culto Divino e a disciplina dos Sacramentos, e da Congregação para o Clero.
Cardinalato: Criado cardeal presbítero em 21 de fevereiro do 2001; recebeu a barrete vermelha e o título de São Roberto Belarmino.
Saudação da CNBB ao Papa Francisco I
Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, em entrevista coletiva concedida à imprensa, na tarde desta quarta-feira, 13 de março, apresentou a saudação oficial da CNBB ao papa Francisco I.
leiaa saudação na íntegra:
SAUDAÇÃO DA CNBB AO NOVO PAPA
"Bendito o que vem em nome do Senhor!" (Sl 118,26)
Tomada pela alegria e espírito de comunhão com a Igreja presente em todo o mundo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB eleva a Deus sua prece de louvor e gratidão pela eleição do novo Sucessor de Pedro, Sua Santidade Francisco I.
O tempo e as circunstâncias que antecederam a eleição de Francisco I ajudaram a Igreja a viver intensamente a espiritualidade quaresmal, rumo à vitória de Cristo celebrada na Páscoa que se aproxima. O momento é de agradecer a bondade de Deus pela bênção de um novo Papa que vem para guiar os fieis católicos na santidade, ensiná-los no amor e servi-los na humildade.
A eleição de Francisco I revigora a Igreja na sua missão de "fazer discípulos entre todas as nações", conforme o mandato de Jesus (cf. Mt 28,16). Ao dizer "Sim" a este sublime e exigente serviço, Sua Santidade se coloca como Pedro diante de Cristo, confirmando-Lhe seu amor incondicional para, em resposta, ouvir: "Cuida das minhas ovelhas" (cf. Jo 21,17).
Nascido no Continente da Esperança, Sua Santidade traz para o Ministério Petrino a experiência evangelizadora da Igreja latino-americana e caribenha.
A expectativa com que o mundo acompanhou a escolha do Sucessor de Pedro revela o quanto a Igreja pode colaborar com as Nações na construção da paz, da justiça, da igualdade e da solidariedade.
Ao novo Papa não faltará a assistência e a força do Espírito Santo para cumprir esta missão e aprofundar na Igreja o dom do diálogo, em uma sociedade marcada pela pluralidade e pela diversidade, e o compromisso com a vida de todos, a partir dos mais pobres, como nos ensina Jesus Cristo.
Ao saudá-lo no amor de Cristo que nos une e na missão da Igreja que nos irmana, asseguramos-lhe a obediência, o respeito e as orações das comunidades da Igreja no Brasil, para que seja frutuoso o seu Ministério Petrino.
Com toda Igreja, confiamos sua vida e seu pontificado à proteção da Virgem Maria, mãe de Deus e mãe da Igreja.
Bem-vindo Francisco I! A Igreja no Brasil o abraça com amor!
Dom Belisário José da Silva Dom Leonardo Ulrich Steiner
Arcebispo de São Luis Bispo Auxiliar de Brasília
Vice Presidente da CNBB Secretário Geral da CNBB
Foi eleito novo Papa na tarde desta terça-feira, 13 de março, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio que adotou o nome de Francisco I. Ele tem 76 anos é o 265° sucessor de Pedro. Foi eleito no 5° escrutínio no segundo dia do Conclave.
"Annuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam!""Eminentissimum ac reverendissimum dominum, dominum, Giorgio Marium Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem Bergoglio, qui sibi nomen imposuit Francisco I.
O Cardeal Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio,
Às 20hs12min do dia 13 de março de 2013 o protodiácono Jean-Louis Tauran proclamou a famosa fórmula do Habemus Papam, no balcão Central da Basílica de São Pedro.
Às 20h23 o recém-eleito assomou ao balcão central proclamando as seguintes palavras: "Irmãos e Irmãs, boa noite! Vocês sabem que o dever do Conclave era de dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãoscardeais foram buscá-lo quase no fim do mundo. Mas, estamos aqui! Vos agradeço pela acolhida, à comunidade diocesana, ao seu bispo. Obrigado!"
As primeiras palavras do Papa Francisco I na loggia de São Pedro: "Vocês sabem que o dever do Conclave era de dar um bispo para Roma.; parece que meus irmãos foram buscá-lo no fim do mundo. Mas, estamos aqui. Obrigado pela acolhida. Rezemos todos juntos pelo bispo de Roma".
Segundo o jornal Avvenire, de Roma, o novo Papa fez uma referência afetuoso ao Papa emérito Bento XVI , depois recitou a "Ave Maria" e o "Glória". "Agora começamos este caminho, bispo e povo, um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre por nós, um pelo outro, por todo mundo, para que seja uma grande fraternidade. Desejo que esse caminho da Igreja que hoje começamos seja frutuoso para a evangelização desta bela cidade. Peço um favor a vocês: antes que o bispo abençoe o povo, peço que rezem ao Senhor para que me abençoe. Em silêncio, façam esta oração sobre mim". Depois da bênção "Urbi et Orbi" ainda voltou a pedir: " Rezem por mim . Nós veremos logo. Amanhã, quero ir rezar para pedir à Nossa Senhora para que proteja toda Roma. Bom repouso".
Após intensa movimentação e expectativa mundial, em torno da escolha do sucessor do papa emérito Bento XVI, da varanda central da Basílica de São Pedro no Vaticano, em Roma, o decano do colégio cardinalício, Jean-Louis Tauran, anunciou o cardeal Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, foi escolhido como o novo Papa.
Na mesma tarde (dia 13 de março), foi realizada na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, uma coletiva de imprensa, para tratar sobre o novo sumo pontífice, que passa a ser chamado Francisco I. O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, atendeu aos jornalistas e apresentou a saudação da CNBB, meia hora depois do aparecimento do Papa na Loggia da Basílica de São Pedro.
"Foi uma surpresa muito bonita e agradável", disse o secretário geral, e ao fazer a saudação ao papa Francisco I, destacou que a "expectativa com que o mundo acompanhou a escolha do sucessor de Pedro revela o quanto a Igreja pode colaborar com as nações na construção da paz, da justiça, da igualdade e da solidariedade".
Sobre Francisco I ser o primeiro papa latino-americano da história, dom Leonardo ainda afirmou "existir uma comunhão muito grande na Igreja da America Latina". Questionado por um dos jornalistas presentes na coletiva, se o novo papa irá à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada, em julho, no Rio de Janeiro, dom Leonardo sinalizou positivamente. "Nós somos vizinhos da Argentina! Certamente ele virá!", brincou.
Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos realiza primeira reunião do ano
A Comissão Episcopal para Tradução dos Textos Litúrgicos (Cetel), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reuniu-se entre os dias 11 e 13 de março, na sede da CNBB em Brasília (DF) para a primeira das três reuniões que realiza no ano para analisar a tradução para o português dos textos originais que são em latim. A frente do encontro está o presidente da Cetel e da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, dom Armando Bucciol.
De acordo com dom Armando, a equipe está revisando os textos do tempo pascal que será apresentado aos bispos para apreciação e votação na próxima Assembleia Geral dos Bispos em abril. "Serão apresentados os textos dos prefácios e do ordinário da missa", afirmou o presidente.
Os trabalhos da Comissão prosseguem com a tradução dos textos do tempo pascal, a equipe está finalizando os textos dos domingos do tempo litúrgico para depois passarem ao santoral. "O trabalho é muito demorado, às vezes, complexo e delicado. Estamos muito empenhados e trabalhando com calma para o melhor desempenho. Não sabemos quando tempo ainda levaremos para finalizar, mas estamos aumentando o tempo dedicado", destacou dom Armando.
Os próximos encontros da Cetel estão agendados para os meses de agosto e outubro deste ano.
Bispos do Regional Sul II realizam Assembleia Anual
Entre os dias 10 e 12 de março, 23 bispos das dioceses do Paraná estiveram reunidos para sua Assembleia Anual. A cidade de Cascavel, na região oeste do Estado do Paraná, foi escolhida para sediar o encontro neste ano. Três missas forma concelebradas na Catedral Nossa Senhora Aparecida, com grande participação de fiéis.
Durante o encontro, foi apresentado um relatório com as atividades realizadas desde a última assembleia. Teve destaque a ajuda missionária que a Igreja do Paraná tem propiciado à diocese de Bafatá, em Guiné Bissau, na África, que possibilitou que nove jovens guineenses possam vir ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude.
Na reunião, os bispos também falaram sobre a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que percorreram as dioceses do Paraná, em fevereiro, falou-se de uma verdadeira "manifestação de Deus" entre a juventude. A cruz e o ícone de Nossa Senhora foram tocados por milhares de jovens, em 40 cidades do Paraná; foram levados às prisões, orfanatos, hospitais e, sobretudo, atraíram multidões que lotaram as igrejas e praças onde aconteceram as celebrações.
Na pauta dos trabalhos da assembleia esteve também a articulação para uma melhor participação dos jovens paranaenses na JMJ, em julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro. Outro acontecimento de destaque foi o lançamento do kit "Ano da Fé"; a preparação para a celebração do Jubileu de Ouro do Regional Sul 2, cuja criação ocorreu no ano de 1964.
A Assembleia evidencia a união de todo o episcopado e ao mesmo tempo permite traçar as metas conjuntas para a Igreja do Paraná.
Diocese de Tubarão promove encontro da Pastoral da Comunicação
A diocese de Tubarão (SC) promoveu no último sábado, dia 9 de março, o primeiro encontro diocesano da Pastoral da Comunicação (PASCOM), de 2013. Cerca de 30 pessoas entre leigos e padres, representando as paróquias, pastorais, movimentos e rádios compareceram ao encontro. A reunião contou com a presença do bispo diocesano de Tubarão, dom João Francisco Salm.
Durante o encontro foi apresentada a equipe que coordenará a Pascom diocesana em 2013. Vanderleia Pereira, da paróquia de Jaguaruna (SC) assume a coordenação e Rafael Uliano se responsabiliza pela assessoria. "Queremos fazer um trabalho onde todos possam dar sua contribuição. É preciso que todos trabalhemos unidos para fazer a PASCOM acontecer em nossa diocese", destacou a coordenadora.
Os participantes ainda puderam acompanhar durante o encontro a apresentação da carta do Papa Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que vai acontecer em 12 de maio deste ano. O calendário de atividades para o ano de 2013 também foi organizado.
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário