quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 28/11/2012

REFLEXÃO

Ganhar a vida eterna significa ser capaz de lutar no dia a dia pelos valores que a caracterizam. Mas os valores que caracterizam a vida eterna são completamente diferentes dos valores que caracterizam a nossa sociedade de hoje, sendo que a conseqüência dessa diferença é o conflito, que é seguido da perseguição, do ódio e, muitas vezes, da morte. Mas quem de fato acredita na vida eterna e a deseja ardentemente para si assume o projeto de Deus e os valores do Reino dos céus e luta constantemente por eles, não temendo a perseguição e desafiando até mesmo a morte, porque sabe que nada o separará da vida e vida em abundância.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Presbiteral

  • Dom Vito Schlickmann, Bispo Auxiliar Emérito de Florianópolis - SC
  • Dom Estanislau Amadeu Kreutz, Bispo Emérito de Santo Ângelo - RS
NOTÍCIAS

Pastoral Afro-brasileira faz parte do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial

O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), que completa 10 anos de sua criação, encerra hoje, 28 de novembro, as atividades do biênio 2010/2012, cumprindo o papel inerente de propor e analisar políticas públicas e de acompanhar e incentivar ações de promoção da igualdade racial e de enfrentamento do racismo.

A Pastoral Afro-brasileira, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participou desta gestão que se encerra. No dia 27, na 37ª Reunião Ordinária do CNPIR / Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), houve a posse do novo Conselho.

O padre Jurandyr Azevedo Araújo tomou posse, como representante da CNBB no Conselho, para o biênio 2012-2014, em solenidade presidida pela ministra Luiza Bairros e representante da Secretaria Geral da República e de outras autoridades.

O CNPIR é um órgão colegiado de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da SEPPIR. É composto por representantes de 22 órgãos do Governo Federal, de 19 entidades da sociedade civil, escolhidas por meio de edital público, e por três personalidades de reconhecida atuação na defesa das políticas de promoção da igualdade racial, indicados pela SEPPIR.

Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho de Educadoras Negras se reuniu na Casa de Retiro Assunção, em Brasília, DF, nos dias 21 a 23 de novembro, na terceira reunião deste GT, coordenado pela Pastoral Afro-brasileira da CNBB.

Refletiram sobre a Lei 10639/03 sobre a obrigatoriedade do ensino da História Africana e Afro-brasileiro nas Escolas. A finalidade foi produzir um texto que será socializado para os Educadores, Escolas e Pastorais.

A partir do texto base da Campanha da Fraternidade – 2013 sobre a Fraternidade e as Juventudes, o GT apontou aspectos importantes para ser usado na educação.

Trabalhou a Carta Final do 7º CONENC de Londrina, PR, apontando ações para as práticas pedagógicas e indicações para uma articulação dos regionais. O Grupo planejou ainda ações para 2013.

Momentos oracionais foram pontos fortes no encontro. O grupo é composto de educadoras do Maranhão, Bahia, São Paulo, Minas Geais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.


Consep chama atenção do país para a seca no nordeste

Os bispos reunidos em Brasília, na última reunião do Conselho Episcopal Pastoral do ano, discutiram, na manhã desta quarta-feira, 28 de janeiro, a questão desafiadora da estiagem em várias partes do nordeste brasileiro. Debate intenso com a participação de todos os que presidem as comissões de pastoral da CNBB levantou vários aspectos da situação e os bispos vão emitir Nota Oficial sobre o assunto.

"A seca, normalmente, tem levado ao êxodo rural e essa é uma consequência séria dessa situação", afirmou dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB. Evitando a discussão das soluções técnicas, os bispos acentuaram a preocupação com o prolongamento da seca que exige a soma de esforços e de iniciativa de todos – governo, Igrejas, empresários, sociedade civil organizada – para garantir a superação de tamanha adversidade.

Outra preocupação manifestada pelos bispos e que deve estar contida na Nota Oficial que será apresentada na Entrevista Coletiva que será concedida a imprensa nas 11.30hs, na sede da CNBB em Brasília, nesta quarta-feira, é o risco do colapso hídrico urbano devido a falta de construção adequada de mecanismos de enfrentamento das estiagens nas cidades.


Pastoral da Criança presta contas ao Consep

Dr. Nelson Arns, coordenador internacional da Pastoral da Criança, apresentou o balanço geral das ações da Pastoral da Criança para os membros do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Pastoral da Criança, organismo de Ação Social da CNBB, tem compromisso com transparência e faz, regularmente, demonstrativos de superávit ou déficit de suas contas.

A Pastoral da Criança se submete a auditorias independentes sobre as demonstrações contábeis e todos os números de suas atividades em convênios com o governo são apresentados em portais de transparência. A Pastoral atua em todos os 26 estados e no Distrito federal. "Na medida que o serviço de saúde vai melhorando, há ainda necessidade do trabalho da Pastoral da Criança?", questiona o coordenador internacional. Como resposta, apresentou estudos que mostram que os cuidados nos primeiros 1.000 dias de vida são de fundamental importância para a saúde da vida inteira da pessoa. "A carga de doenças que se verifica na população adulta é causada por problemas na infância", conclui dr. Nelson.

O trabalho da Pastoral da Criança tem especial importância, basicamente, na ajuda às mães nessa fase dos 1.000 dias, ou seja, a gestação e os dois primeiros anos de vida. A grande força dessa Pastoral, como dizia sua fundadora, Dra. Zilda Arns, é a atuação dos líderes comunitários atuantes. No balanço feito no ano de 2011, a Pastoral da Criança contava com 122 mil líderes em todo o Brasil e uma média de mais de 1 milhão de famílias acompanhadas em todos os estados.


Coletiva de imprensa trata da última reunião do Consep de 2012

Durante os dias 27 e 28 de novembro, os bispos membros do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, estiveram reunidos, na sede da instituição, em Brasília (DF). O balanço das atividades da reunião foi apresentado, durante entrevista coletiva, realizada na manhã do dia 28 de novembro. Participaram da coletiva o presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno; o vice-presidente, dom José Belisário e o secretário geral, dom Leonardo Steiner.

Dom Damasceno apresentou uma breve síntese do que foi abordado durante o Consep. Um dos temas tratados foi a preparação da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que acontecerá em Aparecida (SP), em 2013. A novidade para a próxima Assembleia é que todos os bispos ficaram hospedados em apenas dois hotéis, na cidade do Romeiro, o que de acordo com o presidente, "propiciará uma melhor convivência entre os bispos".

Durante a coletiva, a Presidência da CNBB apresentou uma nota sobre a seca em várias regiões do Nordeste. O texto expressa a solidariedade a toda população que sofre com a intempérie, e que a situação "exige a soma de esforços e de iniciativas de todos: Governo, Igrejas, empresários, Sociedade Civil Organizada – para garantir às famílias a superação de tamanha adversidade".

Também foi abordado, na coletiva, questões referentes à Campanha da Evangelização, iniciada dia 25 de novembro e irá até 16 de dezembro, cujo objetivo é arrecadar fundos para as atividades da Igreja no Brasil. Com o slogan 'Evangeli.Já' – neologismo derivado da palavra evangelizar –, a iniciativa vem mostrar a urgência da evangelização e da cooperação de todos neste processo.

Cardeal Raymundo Damasceno também afirmou que já teve início a preparação de um Texto Base para a Campanha da Fraternidade de 2014, que tem como tema "Fraternidade e Tráfico Humano". Na oportunidade, foi lançado um livro "Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo", pelo Setor Mobilidade Humana da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que servirá de subsídio para assuntos relacionados a tráfico de seres humanos e trabalho escravo.


Nota da CNBB sobre a seca no Nordeste

"Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos em apuros, mas não desesperançados" (2Cor 4,8)

Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil -CNBB, reunidos em Brasília-DF, nos dias 27 e 28 de novembro de 2012, vimos manifestar nossa solidariedade aos irmãos e irmãs que sofrem com a seca no Nordeste. Esta situação, que se prolonga de forma desalentadora, exige a soma de esforços e de iniciativas de todos: governo, Igrejas, empresários, sociedade civil organizada - para garantir às famílias a superação de tamanha adversidade.

Os recursos liberados pelo governo e o auxílio das Cáritas Diocesanas e de outras entidades são, sem dúvida, imprescindíveis para o socorro imediato dos afetados por tão longa estiagem, considerada a pior nos últimos 30 anos. Estas iniciativas têm contribuído para diminuir a fome, a mortalidade infantil e o êxodo. Sendo, porém, a seca uma realidade do semiárido brasileiro, é urgente tomar medidas eficazes que possibilitem a convivência com este fenômeno. Considerem-se, para esse fim, o desenvolvimento de políticas públicas específicas para a região e o aproveitamento das potencialidades das populações locais.

Preocupa-nos o risco de colapso hídrico urbano devido à falta de planejamento para um adequado fornecimento de água. Especialistas na área vêm nos mostrando que há meios mais baratos e de maior alcance social do que os megaprojetos, como a transposição dos recursos hídricos do Rio São Francisco, construção de grandes açudes, dentre outros.

No meio rural, as cisternas para a captação de água de chuva, iniciativa da Igreja Católica, mostraram-se eficientes para enfrentar períodos de estiagem prolongada. É importante ampliar essa iniciativa e também investir na construção de cisternas "calçadão" para a produção de hortaliças. Já a aplicação dos recursos financeiros e técnicos necessita ser ampliada e universalizada, levando-se em conta o protagonismo das populações locais e de suas organizações, no campo e na cidade. Torna-se necessário o controle para que os recursos sejam otimizados e cheguem realmente aos mais necessitados. Um planejamento adequado pode garantir soluções permanentes e duradouras que assegurem as condições de vida digna para todos.

A fé e a esperança, distintivos de nossos irmãos nordestinos, animem seus corações nesta hora de sofrimento e de dor. "Esperando contra toda esperança" (Rm 4,18), confiem-se ao Deus da vida e por seu Filho clamem: "Fica conosco, Senhor, porque ao redor de nós as sombras vão se tornando mais densas, e tu és a Luz; em nossos corações se insinua a desesperança, e tu os fazes arder com a certeza da Páscoa" (DAp 554).

Que o Divino Espírito Santo e Maria iluminem e inspirem a todos na esperança e na construção do bem.

Brasília, 28 de novembro de 2012.

Cardeal Raymundo Damasceno AssisArcebispo de AparecidaPresidente da CNBBDom José Belisário da SilvaArcebispo de São Luís do MaranhãoVice-Presidente da CNBBDom Leonardo Ulrich SteinerBispo Auxiliar de BrasíliaSecretário Geral da CNBB


Assessor da CNBB toma posse no Conselho Nacional da Promoção da Igualdade Racial

O Conselho Nacional da Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), que completa 10 anos de sua criação, encerrou em 28 de novembro as atividades do biênio 2010/2012. Sua função é propor e analisar políticas públicas e de acompanhar e incentivar ações de promoção da igualdade racial e de enfrentamento do racismo. A Pastoral Afro-brasileira da CNBB participou da gestão que se encerrou. Porém, durante a 37ª. Reunião Ordinária do CNPIR, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial houve a posse do novo Conselho. O Pe. Jurandyr Azevedo Araujo tomou posse, como representante da CNBB no Conselho, para o biênio 2012-2014. Compõem o conselho representantes de 22 órgãos do Governo Federal, de 19 entidades da sociedade civil, escolhidas por meio de edital público, e por três personalidades de reconhecida atuação na defesa das políticas de promoção da igualdade racial.

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: