Boletim Diário da CNBB - 14/08/2012
REFLEXÃO
COMEMORAÇÕES
Nascimento
- Dom Gutemberg Freire Régis, CSSR, Bispo Prelado Emérito de Coari - AM
- Dom Celso Antônio Marchiori, Bispo de Apucarana - PR
Ordenação Presbiteral
- Dom Edgard Madi, Eparca de Nossa Senhora do Líbano em São Paulo dos Maronitas
- Dom Mário Clemente Neto, CSSp, Bispo Prelado Emérito de Tefé - AM
Ordenação Episcopal
- Dom Sergio Krzywy, Bispo de Araçatuba - SP
- Dom João Maria Messi, OSM, Bispo Emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda - RJ
- Dom Fernando Panico, MSC, Bispo de Crato - CE
- Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel - PR
- Semana nacional da Família: O Segredo de Nazaré e a Família gera a vida
- CNBB lança plataforma de evangelização para crianças
- Ex-agente Cáritas é indicada ao Prêmio Betinho 2012
- Apelo do papa pelas populações atingidas por inundações e terremoto
- Missa do Dia de Nossa Senhora da Glória será presidida por dom João Braz de Aviz
- Animação Bíblico-catequética da diocese de Montenegro prepara ano de 2013
Semana nacional da Família: O Segredo de Nazaré e a Família gera a vida
De 12 a 18 de agosto está acontecendo em todo o Brasil, a Semana Nacional da Família. Como este é um momento de partilha, reflexão e celebração entre grupos familiares e comunitários pelas paróquias de todo país, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizou um texto a partir das Catequeses preparatórias ao 7º Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu em Milão, Itália, para servir como mais um instrumento para trabalhar o tema da Semana Nacional da Família 2012: 'A família: o trabalho e a festa.'
O Segredo de Nazaré
A família não gera apenas a vida física, mas se abre à promessa e à alegria. A família torna-se capaz de receber e compartilhar a história de cada um, as tradições familiares, a confiança na vida e a esperança no Senhor. A família torna-se capaz de gerar quando faz a partilha dos dons recebidos, quando conserva o ritmo da existência quotidiana entre trabalho e festa, entre afeto e caridade, e entre compromisso e gratuidade.
Na família se conserva e transmite a vida, no casal e aos filhos, com o seu ritmo, com as suas dores e alegrias, paz e sonho, ternura e responsabilidade. Ela é um lugar de descanso e de motivação, com chegadas e partidas. Por isso o trabalho não pode tornar a casa deserta e triste, mas a família é convidada a aprender a viver e a conjugar os tempos do trabalho com aqueles da festa.
Muitas vezes, os membros da família confrontam-se com situações desafiantes, que dificultam viver o ideal cristão. Entretanto, os discípulos do Senhor são aqueles que, vivendo na realidade das situações, sabem dar sabor a todas as coisas, mesmo aquilo que, aparentemente, não se consegue mudar: são o sal da terra.
De modo particular, o domingo deve ser tempo de confiança, de liberdade, de encontro, de descanso e de partilha. O domingo é o momento do encontro entre o homem e a mulher. É acima de tudo o Dia do Senhor, o tempo da oração, da Palavra de Deus, da Eucaristia e da abertura à comunidade e à caridade. E deste modo, também os dias da semana receberão luz do domingo e da festa: haverá menos dispersão e mais encontro, menos pressa e mais diálogo, menos coisas e mais presença.
Família gera a Vida
A família natural nasce do casal: homem e mulher, na sua própria diferença sexual, à imagem do Deus da aliança. Nela, a linguagem do corpo tem um grande relevo, narra algo acerca do próprio Deus. A aliança que um homem e uma mulher, na sua diferença e complementaridade, são chamados a viver revela a imagem e semelhança do Deus Trino aliado do seu povo.
O corpo feminino está predisposto a desejar e a receber o corpo, a "mente" e "coração" masculino, e vice-versa. O encontro com uma pessoa do outro sexo suscita sempre curiosidade, apreço, desejo de se fazer notar, de dar o melhor de si, de demonstrar o próprio valor, de cuidar, de proteger... Trata-se de um encontro sempre dinâmico, cheio de vitalidade, porque é no relacionamento com o outro que descobrimos e desenvolvemos a nós mesmos. A identidade masculina e feminina são evidenciadas especialmente quando, entre o casal, surge a maravilha do encontro e do desejo de estabelecer um vínculo até que a morte os separe.
Quando os dois cônjuges se entregam totalmente um ao outro, pela atração, companhia, diálogo, amizade, companheirismo, amor, doação e comprometimento, doam-se entre si e também doam-se aos filhos. Tal dinâmica do dom é desvalorizada, cada vez que a lógica do amor e do Evangelho é substituída pela lógica do lucro e do individualismo, quando o dom de si mesmo é diminuído pela busca selvagem do poder, do domínio e da própria afirmação egoísta, e principalmente, quando a utilização da sexualidade exclui toda a abertura à vida.
O casal que compartilha admiração, gratidão, acolhimento, dedicação, comprometimento e principalmente amor cristão que se supera toda forma de solidão gerando aliança e gratidão pelas obras maravilhosas de Deus , se torna um terreno fértil onde a vida humana é semeada, germina e vem à luz. Lugar de vida, lugar de Deus: acolhendo tanto um como o outro, o casal humano realiza o seu destino ao serviço da criação, gerando filhos e, tornando-se cada vez mais semelhante ao seu Criador, podendo assim, percorrer o caminho rumo à santidade.
CNBB lança plataforma de evangelização para crianças
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança hoje, 14 de agosto, uma iniciativa inédita de evangelização para crianças de 2 a 8 anos de idade. O projeto chamado "Anjinhos do Brasil" é uma plataforma multimídia baseada em sete personagens infantis em forma de anjos. Cada um deles recebe o nome de uma virtude humana e, por meio de músicas, orações criadas especialmente para eles, e histórias ilustradas, transmitem os valores da Igreja à nova geração de católicos.
O site anjinhosdobrasil.com.br apresenta personagens de forma interativa, com músicas e jogos. A turma Anjinhos do Brasil tem ainda livros, adesivos e cartões.
Os primeiros personagens receberam nomes de virtudes - Coragem, Generosidade, Gentileza, Modéstia, Paciência, Presteza e Simplicidade - e vão contar histórias da Bíblia e da vida dos santos.
"Pais e padrinhos hoje têm pouco tempo para ficar com as crianças. Por isso aproveitamos esse momento pré-catequese", afirma o padre Valdeir Goulart, diretor-geral das Edições CNBB.
No lançamento dos "Anjinhos do Brasil", a CNBB vai homenagear pessoas públicas que contribuíram para difundir valores cristãos, entre elas Renato Aragão, Roberto Carlos, Raí, Ana Maria Braga, Zilda Arns (in memoriam) e a beata Irmã Dulce (in memoriam).
O lançamento será no Museu de Arte Sacra de São Paulo, que fica na Avenida Tiradentes, 676 Luz, e contará com a presença do arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis e do arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer.
Ex-agente Cáritas é indicada ao Prêmio Betinho 2012
O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida deu início à votação para o Prêmio Betinho 2012 que este ano tem como indicada Cristina França de Deus Silva, ex-agente da Cáritas arquidiocesana de Fortaleza (CE). A indicação partiu do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) que é integrante do Comitê.
O Prêmio Betinho de atitude cidadã desde 2008 reconhece e valoriza o trabalho desenvolvido por pessoas que de diversas formas tem colaborado pela melhoria da vida de alguns grupos. Cristina França foi uma dessas indicadas pelo reconhecimento do trabalho que vem desenvolvendo junto às organizações de catadores de resíduos sólidos no Ceará como fortalecimento e construção da cidadania.
A Cáritas Regional Ceará convoca todas as dioceses para participar e divulgar entre seus contatos essa iniciativa que muito colabora para a valorização dos trabalhos desenvolvidos e reconhecimento de agentes e ex-agente que colaboram de forma social na construção de um mundo menos desigual e mais justo.
Sobre Cristina França de Deus Silva
Com mais de 30 anos de atuação em diversas áreas, Cristina França fez diferença por onde passou. Enquanto esteve como coordenadora da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza assumiu vários projetos de habitação que assentou diversas famílias em áreas de risco de Fortaleza, além disso, participou do grupo de formação Quilombo dos Palmares, trabalhou com grupos de economia solidária, desenvolveu ações com grupos de agricultores, dentre as várias experiências realizadas.
Atualmente coordena o Fórum Lixo e Cidadania no estado do Ceará que procura a melhoria da renda familiar de catadores de material reciclável.
Apelo do papa pelas populações atingidas por inundações e terremoto
O papa Bento XVI, durante a oração do Angelus, expressou sua solidariedade às populações das Filipinas e China, duramente atingidas por violentas chuvas, como também o Noroeste do Irã, atingido por um violento terremoto, que provocaram numerosas vítimas e feridos, milhares de deslocados e grandes prejuízos.
"Convido-os a se unirem à minha oração por aqueles que perderam a vida e por todas as pessoas provadas por essas calamidades devastadoras. Não falte a estes irmãos nossa solidariedade e nossa ajuda", disse o papa.
Missa do Dia de Nossa Senhora da Glória será presidida por dom João Braz de Aviz
Nessa quarta-feira, 15 de agosto, a Igreja celebra o Dia de Nossa Senhora da Glória, padroeira da cidade de Maringá (PR) e da arquidiocese de Maringá. A programação oficial do Dia da Padroeira começa logo cedo, às 7h, com o Solene Ofício de Nossa Senhora (Ofício das Leituras e Laudes) e a Solenidade de (re) entronização de imagens da Bem-aventurada Virgem Maria nos lares, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Esta celebração será presidida pelo cardeal João Braz de Aviz, com a presença do arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti.
Às 12h repicar dos sinos de todas as paróquias da arquidiocese de Maringá; às 18h procissão e missa campal seguida da coroação da imagem da Bem-aventurada Glória Virgem Maria, Senhora Glória com saída do Parque do Ingá em direção à catedral metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, com missa presidida pelo cardeal João Braz de Aviz.
Animação Bíblico-catequética da diocese de Montenegro prepara ano de 2013
A coordenação do Setor de Animação Bíblico-catequética da Pastoral da diocese de Montenegro (RS) esteve reunida no último sábado, dia 11, na cúria diocesana. Após a oração inicial e a leitura da ata, cada uma das cinco áreas pastorais fez uma breve partilha sobre o andamento das atividades na sua região.
O grupo também falou sobre a pesquisa encaminhada às paróquias e iniciou o planejamento da agenda e outros encaminhamentos do setor para o próximo ano. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) também foi tema da reunião.
O próximo encontro será dia 6 de outubro, também na cúria diocesana.
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303
Nenhum comentário:
Postar um comentário