terça-feira, 5 de junho de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 05/06/2012

REFLEXÃO

Dois pontos nos são sugeridos pelo Evangelho de hoje. O primeiro é: por que nos aproximamos de Jesus? Condenamos as autoridades porque mandaram pessoas até Jesus para o apanharem em alguma palavra, mas muitas vezes nos aproximamos de Jesus para a satisfação de nossos interesses pessoais e não para o encontro pessoal com aquele que é nosso Deus e que nos ama com amor eterno. O segundo é: dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, o que significa que César deve dar a Deus o que é de Deus, de modo que Jesus nos mostra também as responsabilidades dos dirigentes das nações em relação a Deus e nós devemos cobrar isso deles.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Flávio Giovenale, SDB, Bispo de Abaetetuba - PA
  • Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, Bispo de Campos - RJ

Ordenação Presbiteral

  • Dom Marcos Marian Piatek, CSSR, Bispo Prelado de Coari - AM

Ordenação Episcopal

  • Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina - PR
  • Dom José Clemente Weber, Bispo de Santo Ângelo - RS
NOTÍCIAS

Bispos tratam da importância da festa de Corpus Christi

No dia 7 de junho a Igreja celebra a festa do Corpo de Deus, mais conhecida como "Corpus Christi". É uma celebração onde é realizada uma procissão pelas vias públicas, missa, e adoração ao Santíssimo Sacramento, com o objetivo de estimular, entre os diocesanos, o espírito de unidade e fraternidade, por meio do mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Em artigos publicados no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bispos opinam sobre o real significado da celebração na vida do povo cristão.

O cardeal Odilo Pedro Scherer e arcebispo de São Paulo (SP), em artigo publicado, afirma que Corpus Christi "destaca o dom da Eucaristia e coloca em evidência os mistérios centrais de nossa fé e da vida cristã".

"Saímos de nossas igrejas e vamos, com Jesus na Eucaristia, para as ruas e praças de nossas cidades, anunciando que 'Ele está no meio de nós' e habita conosco e orienta nossa história; nossas atividades cotidianas, nossas ocupações profissionais e responsabilidades sociais, nosso convívio social, nada disso é indiferente à nossa fé: em tudo somos 'testemunhas de Deus', discípulos missionários de Jesus Cristo".

Em artigo intitulado por 'Festa do Corpo de Deus', o bispo de Santa Cruz do Sul (RS), dom Canísio Klaus diz que Corpus Christi é uma "manifestação pública de fé, Corpus Christi é a festa da comunhão e da ação de graças. Por meio dela, enquanto se elevam hinos de ação de graças, se expressa também o desejo de viver uma íntima relação com Deus e uma fraterna comunhão com os irmãos".

Para o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, a solenidade de corpus Christi traz à tona a reflexão das responsabilidades cristãs, perante à vida e ao evangelho. "É a grande solenidade que nos pergunta sobre o Mistério da presença de Deus na história e em nossa vida. É também uma oportunidade de, nestes tempos de perda de valores, principalmente do esquecimento de Deus, cada um de nós nos recolocarmo a caminho d'Aquele com quem já nos encontramos, mas que necessitamos de continuar buscando-O ainda mais. Esta solenidade coloca-nos no centro e sentido de todas as demais celebrações."

Tradição

Em 1983, o novo Código de Direito Canônico - canôn 944 – estipulou que fosse mantida a obrigação de manifestar 'o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia' e 'onde for possível haja procissão pelas vias públicas'. Cada diocese se mobiliza para realizar a celebração, por isso cabe aos bispos escolherem de que forma a festa será promovida, para garantir a participação dos diocesanos.

Na data existe a tradição de enfeitar as ruas com tapetes que cobrem o trajeto por onde passará a procissão de Corpus Christi. Feitos com serragem colorida, flores, vidro moído, pó de café e outros materiais, a confecção desses tapetes, de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa, mobiliza grande número de fiéis. Essa procissão do povo de Deus, recorda a busca à Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto, e hoje, é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.


Pontifícias Obras Missionárias na TV e no Rádio

A partir da sexta-feira, 1º de junho, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) deram início a um novo projeto de evangelização. Trata-se de sua presença nos meios de comunicação TV e Rádio, através de programas missionários com notícias, testemunhos, frases missionárias, publicidade de seus trabalhos e materiais e atualidades da Missão no Brasil e no mundo.

Todos os meses, serão produzidos quatro programas para TV e quatro para o rádio, um para cada semana. Hoje, o primeiro programa tem início com a palavra do diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, que, em sua primeira mensagem explica quais os objetivos da instituição. "Nosso objetivo é animar as atividades missionárias", diz.

De acordo com padre Camilo, a proposta das POM com os programas é levar adiante os trabalhos que já vêm desenvolvendo com sua presença, através da internet, com o site que foi renovado em 2011 e as redes sociais (twitter, Facebook, Google Plus, Flickr, Picasa, Blog, Youtube) que diariamente são atualizadas com notícias, artigos e testemunhos missionários. "Já estamos presentes na comunicação através do site, do blog, das redes sociais, como também com nossa revista (Serviço de Informação Missionária), agora, através da TV e do Rádio, queremos dar um passo mais largo, levando nossa mensagem a todas as pessoas".

Os programas das POM tem a participação do diretor da instituição e dos três padres, secretários nacionais das Obras Missionárias: padre Marcelo Gualberto, da Pontifícia Obra da Propagação da Fé; padre Sávio Corinaldesi, da Pontifícia União Missionária; e padre André Luiz de Negreiros, da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

Distribuição

Os programas de rádio também estão sendo distribuídos, generosamente, pela Rede Católica de Rádio (RCR) através do site http://rcr.org.br/ que podem ser baixados para veiculação nas rádios. Os vídeos, por sua vez, foram distribuídos para todas as TVs católicas do Brasil.

Se você deseja receber os programas, entre em contato com a nossa Assessoria de Imprensa através do e-mail imprensa@pom.org.br ou pelo telefone (61) 3340-4494.

 


Pastoral da Juventude planeja caminhada no Paraná

A Pastoral da Juventude do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) realizou no último final de semana o seu 18º Encontro Regional. Reunidos no município de Peabiru, diocese de Campo Mourão, coordenações diocesanas, assessores leigos, religiosas e padres estudaram as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e apresentaram propostas para construção do novo plano trienal da PJ no estado.

O encontro também oficializou a continuidade do jovem Claudinei Lima como coordenador da PJ no Regional e representante do Sul 2 na coordenação nacional, até o final de 2013. A decisão foi tomada para facilitar a continuidade das ações pós 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, realizado em janeiro deste ano na Arquidiocese de Maringá, e a preparação do Regional para a Jornada Mundial da Juventude.

As lideranças também aclamaram a indicação da jovem Milady Trava como articuladora para a província de Londrina. Nos próximos dias, mais três jovens, das províncias de Maringá, Cascavel e Curitiba, deverão concluir o processo de indicação para fazer parte da equipe que vai coordenar a caminhada da PJ do Paraná nos próximos anos.

Na pauta principal ainda foram abordados os projetos nacionais da Pastoral da Juventude, o subsídio "Somos Igreja Jovem", lançado este ano para todo Brasil, e as ações desenvolvidas pelo Regional a partir da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.


Diocese de Picos promove Caminhada da Solidariedade e da Paz

Na manhã de domingo, 03, milhares de pessoas participaram da 8ª Caminhada da Solidariedade e da Paz, em Picos (PI), que este ano conclamou a população a refletir a temática "Queremos Saúde Pública de Qualidade", referente ao tema da Campanha da Fraternidade 2012 que trata da Saúde Pública.

A oitava edição da Caminhada levou um número recorde de pessoas a realizar o percurso, que este ano foi diferente, começando na Igreja Matriz do Bairro Junco e encerrando na Praça Dr. Antenor Neiva, em frente ao Hospital Regional Justino Luz.

A missa teve início às 6h, foi celebrada pelo bispo de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelos padres Flávio Santiago, Pároco do Junco; Feliciano Dias, Pároco de Pio IX; Antônio Cristo, Pároco de Patos; Sérgio Leal de Moura, Reitor do Seminário São José; Ferdiran Fontes, Capelão da Igrejinha; José Walmir, Pároco de São José Operário; João Pereira, Vigário Judicial da Diocese; Francisco Pereira Borges, Pároco de Bocaina e Coordenador da Caminhada, e pelos diáconos Francidilso Silva e Wagner Carvalho.

De acordo com dom Plínio José, a Caminhada deixou de ser uma mobilização apenas da cidade de Picos a favor da solidariedade e da paz, e se tornou uma grande manifestação fraterna de toda diocese, tendo em vista a participação de inúmeros municípios no evento, como Pio IX, Santa Cruz do Piauí, Bocaina, São João da Canabrava, São Luiz do Piauí, Sussuapara, Geminiano, Simões, Fronteiras, Jaicós, entre outros.

Com camisetas nos tons azul e amarelo, e lenços brancos nas mãos, os participantes da caminhada fizeram da BR um tapete colorido, chamando atenção dos que passavam pela estrada e contagiando, com muita alegria, aqueles que observavam das suas residências.

Dom Plínio José realizou a leituras ao longo do trajeto das propostas para melhoria da Saúde Pública apresentadas pela população durante o Fórum de lançamento da 8º Caminhada da Solidariedade e da Paz.

Juventude

Outra marca registrada durante o percurso foi a animação dos jovens, especialmente os que integram a Pastoral da Juventude, que levaram faixas e bandeiras, formaram quadrilhas juninas, soltaram balões e confetes na passarela, como gesto comemorativo à Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho de 2013 no Brasil, com a presença do papa Bento XVI.

Apresentações culturais

Na Praça Dr. Antenor Neiva houve a apresentação de violeiros, com canções sobre a realidade da saúde pública no Brasil, seguida de muita animação com a apresentação de Edimar Bringeo, Darlan Alves e Jucélia Rocha, além do Grupo de Capoeira da Cidade de Deus, fruto o gesto concreto da 4ª e 5ª Caminhada Solidariedade e da Paz.

Na oportunidade, o padre Francisco Pereira Borges, coordenador da Caminhada, agradeceu todas as organizações que apoiaram a edição, como patrocinadoras dos Kits, aos ônibus que transportaram gratuitamente os participantes, aos meios de comunicação que ajudaram da divulgação do evento, à coordenação que trabalhou incansavelmente, e especialmente a cada participante de Picos e dos outros municípios, que caminharam pela paz e promovendo solidariedade.

Os recursos adquiridos com a venda dos Kits da 8ª Caminhada da Solidariedade e da Paz, 40% serão destinados para a Fazenda da Esperança Nossa Senhora dos Remédios, que está em fase de construção, 20% à Cáritas Diocesana para a realização de projetos sociais, 20% para as despesas da própria Caminhada, 10% para a Pastoral da Criança, que atua no acompanhamento e gestantes e crianças carentes, e 10% para a Pastoral da Pessoa Idosa, que acompanha aproximadamente seis mil idosos na diocese de Picos.


75ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB

De 12 a 14 de junho, arcebispos e bispos das arquidioceses, dioceses, regiões episcopais e, ainda, do rito maronita e Greco-melquita do estado de São Paulo se reunirão na Pousada Bom Jesus, em Aparecida (SP), onde acontecerá a 75ª Assembleia dos Bispos do Regional.

Alguns temas abordados no encontro serão: o Ano da Fé; os 50 anos do Concílio Vaticano II e a Jornada Mundial da Juventude de 2013.

Além dos bispos, também participarão dos trabalhos os subsecretários das sub-regiões pastorais, padres coordenadores diocesanos de pastoral e representantes dos organismos ligados ao Regional.


Diocese de Ipameri promove encontro das CEBs para estudo das Diretrizes Gerais da CNBB

A Diocese de Ipameri promoveu no último domingo, 3 de junho, o décimo primeiro Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base. O tema de estudo foi as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil. Entre os assessores: os padres Emerson Simplicio da Silva, coordenador diocesano de pastoral, e Marcílio Laureano da Cruz, coordenador diocesano das CEBs.

O encontro aconteceu no Auditório do Centro Diocesano de Formação Pastoral em Ipameri. Cerca de cento e quarenta pessoas, entre coordenadores/as, animadores/as e membros representantes de quase todas as paróquias da Diocese estiveram presentes. Esteve presente durante todo o dia no encontro nosso Bispo Diocesano, Dom Guilherme Antonio Werlang.

Aparecida Salomão, coordenadora de comunidade a mais de vinte anos na cidade Ouvidor-GO, agradeceu pela realização do encontro e pela oportunidade de conhecer a proposta que a Igreja faz para que aconteça a nova evangelização e o reavivamento em nossas comunidades.

Para a coordenação diocesana das CEBs o encontro deste ano teve um diferencial porque nossa Diocese está vivendo e construindo a Nona Assembleia Diocesana de Pastoral e ao conhecer as novas Diretrizes da CNBB isto nos dará maior embasamento para que nós estejamos em comunhão com a Igreja do Brasil em nossa ação evangelizadora, destacou Pe. Marcílio.


Diocese do Acre celebra 25 anos com Congresso Eucarístico

Com o tema "Pão na caminhada dos discípulos missionários", começou no último sábado, 2 de maio, o Congresso Eucarístico Diocesano da Diocese de Rio Branco, no Acre. O evento que prossegue até a próxima quinta-feira, 7 de junho, com atividades todos os dias celebra os 25 anos de criação da Diocese.

"Celebrar um Congresso Eucarístico é um momento ímpar para a Diocese de Rio Branco. Nesses dias devemos aprofundar o mistério da Eucaristia, prestando-lhe um culto público no vínculo da caridade e da unidade. Assim, a Eucaristia passará a ser fonte e ápice da missão da Igreja na sociedade", declarou o bispo diocesano, dom Joaquín Pertíñez, na abertura do Congresso.

No sábado e no domingo houve o Simpósio Teológico, que contou com a participação de mais de mil pessoas de todas as paróquias da Diocese. Durante dois dias foram debatidos temas relevantes como a defesa da vida, meio ambiente e a caminhada da Igreja. "Com este Simpósio, queremos manifestar o nosso compromisso com a defesa da vida e com a preservação do meio ambiente. Queremos também externar os nossos sonhos e agradecer a Deus pela caminhada que fizemos até aqui", disse o coordenador do Simpósio, padre Jairo Coelho. O Simpósio Teológico encerrou com uma missa, presidida por Dom Joaquín Pertíñez e concelebrada por todos os padres da Diocese. Milhares de fiéis lotaram o Ginásio do SESI. Na oportunidade, mais de 500 pessoas, entre adolescentes, jovens e adultos, fizeram a Primeira Eucaristia.

Até quinta-feira vão acontecer celebrações em todas as paróquias, além de confissões e adoração ao Santíssimo, no Santuário de Aparecida, e exposições fotográficas na Catedral. Um dos momentos mais esperados é a noite da juventude, que acontecerá no Ginásio do SESI, na terça-feira, 05, a partir das 19:00h, quando haverá um show com bandas católicas, pregação e adoração.

A programação do Congresso Eucarístico encerra na quinta-feira, 07, feriado de Corpus Christi, com uma Missa solene, no Ginásio do SESI, às cinco da tarde; em seguida, haverá a tradicional procissão de Corpus Christi pelas ruas do Conjunto Manoel Julião, encerrando com a bênção do Santíssimo.


Maringá sediará encontro estadual de preparação para a Jornada Mundial da Juventude

O Regional Sul 2  (Paraná) da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB) realiza no próximo dia 15, em Maringá, um encontro de preparação para a Jornada Mundial da Juventude – JMJ Rio 2013. O evento será no Centro de Formação Bom Pastor, anexo ao Seminário Nossa Senhora da Glória, localizado na Avenida Colombo, saída para Paranavaí. O intuito é estejam presentes na reunião, todos os representantes da Pastoral da Juventude, do Setor Juventude, articuladores da peregrinação dos símbolos da JMJ, e bispos das dioceses do Regional.

Na pauta do encontro serão discutidos vários temas. Dentre os principais, está o subsídio para os jovens e adultos em preparação para a jornada; a Comissão Diocesana em vista da jornada; a Semana missionária, que acontecerá de 16 a 20 de julho de 2013. Também serão feitos esclarecimentos e orientações sobre a Jornada no Rio de Janeiro, a Peregrinação da Cruz, projetos Bote Fé e Caixa de Ferramentas.

O repasse de orientações e esclarecimentos será feito pelos assessores nacionais da Comissão Episcopal para a Juventude, padres Carlos Sávio da Costa Ribeiro e Antônio Ramos do Prado. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail nadia_secretaria@hotmail.com ou no telefone (41) 3224-7512, com Nádia Sedorko.


Evangelização da Juventude é Tema do primeiro dia de assembleia regional

O Regional Sul 3 (Paraná) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está realizando desde o dia 1º, a 9ª Assembleia da Ação Evangelizadora da Igreja do Rio Grande do Sul. O evento será realizado na Casa de Retiros Vila Betânia, em Porto Alegre e estende-se até o meio-dia do dia 03.

Com o intuito de promover o estudo e o acompanhamento das prioridades regionais e as urgências nacionais da Igreja, foram escolhidos como tema centrais a Evangelização da Juventude e o Cuidado com a Vida, duas das quatro prioridades regionais. Para contribuir o orientar o debate e a reflexão, marcam presença no encontro Dom Eduardo Pinheiro da Silva, Dom Jacinto Bergmann e Dr Fernando Luchese.

Na primeira manhã, o bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e referencial da Comissão Pastoral para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, fez uma abordagem sobre o tema Evangelização da Juventude, a partir do documento 85, do Documento de Aparecida e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil. De acordo com dom Eduardo, os documentos parecem trazer sempre algo novo para a caminhada com a juventude e destaca que o trabalho da ICAR com os jovens está baseado em três eixos: a pessoa de Jesus Cristo; a vida comunitária e a sociedade (cf. Dcto 85,52).

Além disso, o bispo apresentou os desafios que surgem a partir destes mesmos documentos e pontuou elementos que caracterizam o universo da juventude, e enfatizou as dificuldades e limites encontrados durante o processo de evangelização da juventude. Entre eles, sublinhou a intensa busca pelo imediatismo e a dificuldade em fazer boas escolhas, bem como assumir compromissos duradouros.

"Hoje, o jovem busca de imediato o que o satisfaz e isso passa a ser critério para as escolhas de sua vida. Precisamos ajudar o jovem a perceber que é preciso haver positividade nas escolhas juvenis que perpassam a idadde atual, pois estas darão seguimento durante a vida inteira. As grandes decisões da vida do ser humano acontecem nessa fase, por isso não podemos deixar escapar nenhum jovem que se achega nas comunidades, é um compromisso que a Igreja tem em assumir essa presença", declara.

Dom Eduardo falou também que, por vezes, o jovem tem dificuldade de escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes e isso se reflete enquanto desafio catequético e evangelizador, pois tem como missão colocar Cristo como centro das ações para que haja o engajamento comunitário. "É preciso que os jovens sintam o gosto do envolvimento com Jesus Cristo antes de terminar o ciclo que envolve a preparação para os sacramentos", enfatiza dom Eduardo em relação a pouco adesão dos jovens após a Crisma.

No âmbito da sociedade, o assessor apresentou uma pesquisa realizada pelo Data Folha em 2008, que evidencia um crescimento na participação dos jovens em ONGs e outras organizações sociais, bem como um considerável acento na utilização das tecnologias e meios de comunicação, sobretudo nas redes sociais. Sobre essa questão, dom Eduardo partilhou a experiência do Encontro de Jovens Comunicadores promovido pela CNBB, por meio da Comissão Episcopal para a Comunicação, da Comissão Episcopal para a Juventude e dos Jovens Conectados, entre os dias 18 e 20 de maio, em Brasília, que reuniu 250 jovens. Dom Eduardo declarou que na homilia da missa de encerramento do encontro, falou aos jovens sobre o evento que são as redes sociais. "Você entra nas redes sociais e elas entram na sua vida e não saem mais. Elas não são mais um instrumento de comunicação, elas estão em outro nível, elas mudam a vida prática, os conceitos, os relacionamentos, os pensamentos, os princípios. Não são instrumentos, são ambientes... e o jovem precisar ser compreendido nesse novo ambiente, pois se não o acolhermos por opção o faremos por necessidade", destacou.

Ainda lembrando a pesquisa Data Folha, dom Eduardo fez menção sobre a importância de conhecer a realidade juvenil nas mais diversas manifestações de juventude. "Não tenham medo de investir tempo inicial conhecendo a realidade juvenil, porque então o trabalho de evangelização será mais eficiente".

Por fim, ele utilizou o exemplo de Jesus Cristo para defender como devemos proceder com com o jovem, declarando que é fundamental agir como Jesus agiu com os discípulos de Emaús, ou seja, pedagogicamente sentir a necessidade de escutar e enfatiza o que diz o documento 85, "conhecer o jovem é condição para evangelizá-lo. Não se pode amar nem evangelizar a quem não se conhece". (cf. Dcto 85,10).

Já na parte da tarde, o foco da reflexão foi o Setor Diocesano de Juventude, o Itinerário da Cruz, a Semana Missionária e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Para esse assunto, dom Eduardo permaneceu contribuindo, e somou-se a ele a Ir. Zenilde Fontes, coordenadora do Setor de Evangelização da Juventude da CNBB Sul 3, que destacou os encaminhamentos práticos que estão sendo realizados em preparação a JMJ 2013.

Durante o segundo dia, a assembleia teve como assunto em destaque, os discípulos e servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja e Cuidado com a Vida. Para o último dia, a programação será formada por momentos de apresentação do calendário regional de atividades para 2013, comunicação dos bispos referenciais e mostra itinerante de arte sacra, entre outros.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: