quinta-feira, 10 de maio de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 10/05/2012

REFLEXÃO

Os mandamentos que Deus nos deu na verdade constituem-se na grande manifestação do seu amor, pois os mandamentos de Deus nos possibilitam a descoberta dos valores que podem fazer o homem verdadeiramente feliz. O cumprimento dos mandamentos tem dois significados: o primeiro é a correspondência ao amor de Deus que nos amou primeiro, e o segundo é trilhar os caminhos para a verdadeira felicidade, pois o amor faz com que permaneçamos unidos a Deus, que é a única fonte da verdadeira alegria, a alegria plena, que é a alegria da perfeita comunhão com aquele que nos ama com amor eterno.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Presbiteral

  • Dom Giuliano Frigeni, PIME, Bispo de Parintins - AM

Ordenação Episcopal

  • Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo do Ordinário para os fiéis de Rito Oriental sem Ordinário próprio
  • Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte - MG
  • Dom Silvério Jarbas P. de Albuquerque, OFM, Bispo Emérito de Feira de Santana - BA
NOTÍCIAS

Prorrogadas as inscrições para o Seminário sobre Saúde Publica

A coordenação da Pastoral da Saúde e as entidades co-promotoras do Seminário sobre Saúde Pública comunicam a prorrogação das inscrições até o dia 14 de maio. As inscrições poderão ser efetuadas por meio do email:  cf.saudepublica.2012@gmail.com ou pelos telefones: 123911-5587 e 12-3911-48-61.

O Seminário é fruto de uma articulação entre a Pastoral da Saúde Nacional e as diversas entidades que atuam na área dos direitos da população, especialmente no direito ao acesso a saúde gratuita e de qualidade. Durante os dias de Seminário serão tratados os temas: acesso a saúde, financiamento publico da saúde, gestão dos recursos em saúde, controle social da saúde e participação popular, formação profissional, educação para a saúde, hábitos saudáveis, entre outros.

Os painéis serão enriquecidos pelas intervenções dos participantes na perspectiva de aprofundar e ampliar o debate. Ao final do Seminário será elaborado um documento de compromissos a ser enviado à presidência da República, à presidência da Câmara dos Deputados e ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso.


AIS Brasil marcará presença com eventos durante a JMJ Rio

Faltando pouco mais de um ano para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho de 2013, no Rio de Janeiro (RJ), a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) vai divulgar informação e conteúdo para a preparação dos jovens para o encontro e terá uma ativa participação durante os dias em que jovens do mundo inteiro se reunirão com o papa no Rio.

Através de um trabalho coordenado pelo seu escritório no Rio de Janeiro, além de trazer notícias da Igreja em terras de missão e lugares onde muitas vezes Ela é perseguida, a AIS também vai informar sobre o desenvolvimento dos trabalhos prévios à JMJ em uma série de artigos dedicados ao evento, e já se encontra empenhada em oferecer uma significativa contribuição ao encontro mundial da juventude com o Sucessor de Pedro.

"Sendo a JMJ o maior evento da Igreja Católica em termos de participação popular, a Fundação Pontifícia 'Ajuda à Igreja que Sofre' não poderia deixar de participar ativamente deste evento único no mundo. Planejamos organizar uma exposição multimídia no Largo da Carioca, no coração do Rio, aprofundando o tema da JMJ que será: 'Ide e fazei discípulos entre todas as nações'", afirma o diretor da AIS no Brasil, José Lúcio Corrêa.

"Ali desenvolveremos o tema do chamado de Deus para que todos evangelizemos, para que sejamos apóstolos onde quer que estejamos", frisou o diretor.

Entretanto a contribuição da AIS ao evento, buscará também ajudar o jovem a aprofundar na sua fé. "Estamos nos preparando para distribuir através das dioceses brasileiras exemplares do catecismo YouCat que foi editado há relativamente pouco tempo a pedido do Santo Padre especialmente para os jovens. Ele tem tido um enorme sucesso na Europa", afirmou também José Lúcio Corrêa.

Outra novidade que a AIS trará para a JMJ Rio 2013 será a estreia de um filme francês sobre os efeitos psicológicos do aborto numa jovem. O filme se chama «Je me sens mal» (Eu me sinto mal). Uma iniciativa que busca mostrar a triste realidade da chamada "síndrome pós-aborto", que muitas vezes deixa sequelas psicológicas devastadoras em mulheres que se submetem a esta prática anti-vida.

"Temos muita esperança que a JMJ no Brasil será um grande êxito que servirá para aprofundar a fé dos jovens participantes. Para nós da AIS, o fortalecimento da fé dos jovens será o melhor resultado que poderemos esperar", afirmou também o Corrêa em entrevista para o site da AIS Brasil.

"Procuraremos mostrar aos jovens as inúmeras obras que a Igreja Católica mantém em prol de todo tipo de necessitados e que a maioria dos brasileiros nem conhece", concluiu o diretor da AIS-Brasil.

Outras informações acesse o site da AIS no endereço: www.ais.org.br.


Missionários estrangeiros visitam sede da CNBB

Durante a tarde desta quinta-feira, 10/05, um grupo de 26 missionários estrangeiros visitou a sede da CNBB, em Brasília. Eles participam da 108ª edição do Curso de Iniciação à Missão no Brasil, promovido pelo Centro de Formação Intercultural (CENFI). O curso está sendo realizado na sede Centro Cultural Missionário (CCM), desde o mês de março. O grupo é formado por padres, religiosos, religiosas, seminaristas e leigos que vem de diversos países. São 13 da Ásia, 3 da Europa, 3 das Américas e 7 da África. Eles ainda não sabem onde irão atuar no país, e durante o curso fazem um estudo aprofundado da língua portuguesa, da história, cultura e religiosidade do Brasil.A visita a sede da Conferência Episcopal faz parte do programa do curso. As irmãs Irene dos Santos - assessora da Comissão para a Amazônia, e Dirce Gomes – assessora da Comissão para a Ação Missionária, fizeram a apresentação da estrutura da CNBB, bem como da Igreja no Brasil.Para muitos, trata-se de uma primeira experiência missionária. É o caso do Irmão Isaac Michel, religioso da Congregação do Imaculado Coração de Maria. Ele é haitiano, mas acaba de concluir os estudos teológicos nas Filipinas. Aos 30 anos, e com 10 anos de vida consagrada, tem como desafio maior no momento o aprendizado da língua portuguesa. "Faz dois meses que estou no país, e sinto-me bem aqui. O povo brasileiro é muito acolhedor", declarou.Ele afirma que está contente com a experiência missionária que pôde fazer junto a uma família no Lago Oeste, em Brasília, durante a Semana Santa. "Estou feliz em poder trabalhar junto aos brasileiros, discípulos missionários, seguindo os passos do nosso Salvador Jesus". O fato de ainda não saber onde vai trabalhar não o desanima. "O que quero é trabalhar com eles em prol da realização do Reino de Deus".Os missionários estrangeiros também visitaram hoje a sede do Conselho Indigenista Missionário e da Conferência dos Religiosos do Brasil. O Curso será concluído no fim do mês.

3º Encontro da Pascom da Diocese de Araçatuba estuda documento 101 da CNBB

"Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante para os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo."(Bento XVI na mensagem para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais - Silêncio e Palavra - 20 de maio de 2012).

No último dia 6, 5º Domingo da Páscoa, aconteceu o 3º Encontro da Pastoral da Comunicação da Diocese de Araçatuba. A cidade escolhida foi Guaraçaí (SP), conhecida como "Capital do Abacaxi" no estado de São Paulo, localizada à aproximadamente 100 km da cidade sede da diocese, Araçatuba (SP). A anfitriã do encontro foi a paróquia Nossa Senhora Aparecida, cujo pároco é o padre Fernando Stanicheschi. Participaram cerca de 30 agentes da pastoral das 4 regiões da diocese.

Na abertura, Cristiano Coelho, membro da Pascom diocesana e responsável pela pastoral local, deu boas vindas e agradeceu o empenho de todos na caminhada. Em seguida, Fabiana B. Mendes, secretária da pastoral, conduziu a oração inicial em forma de meditação da mensagem do Papa Bento XVI, para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no próximo dia 20 de maio, Dia da Ascensão do Senhor. Foi um momento de reflexão do "Silêncio e Palavra" (tema da mensagem) ", recursos que possuem uma base sólida capaz de nos conduzir à comunicação plena", conforme palavras do Santo Padre.

Na seqüência, Antonio Faria (Tonho), coordenador da Pastoral da Comunicação da diocese, discorreu sobre o Documento 101 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) 'A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil', atendo-se ao Capítulo IX que trata do Planejamento da Pastoral da Comunicação, segundo ele, para uma melhor compreensão do que é a Pastoral, seu campo de atuação e como organizá-la.

"Algumas pessoas acham que nossa atuação está reduzida apenas ao uso da internet na Paróquia, ou ainda, a criação de perfis nas redes sociais. A idéia básica é que a Igreja esteja presente e se utilize dos meios de comunicação. Mas basta a Igreja estar presente nos meios? Não. O documento 101, vem nos orientar nesse sentido. Não adianta estarmos nos meios, se não criarmos uma comunidade comunicadora da Boa Nova, uma comunidade que evangelize. Todo esforço será em vão. Essa é a função maior da Pastoral da Comunicação em comunhão com a paróquia e a diocese. Esse é o eixo do Documento 101", elucidou Antonio. No transcorrer de sua palestra, ainda com base no documento, enfatizou a importância do bom planejamento e avaliação permanentes, para o desenvolvimento da pastoral com base nas necessidades de cada comunidade. Após sua fala, várias paróquias expuseram sua experiência e testemunho pastoral, no sentido de criar um intercâmbio de idéias, incentivos e fortalecimento dos trabalhos.

Márcio Henrique Araújo, vice-coordenador da pastoral, enfatizou a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais nas paróquias, citando Nossa Senhora, como modelo de aplicação em sua própria vida do "Silêncio e Palavra". Ainda frisou a importância de produzirmos o trabalho pastoral com amor e verdade edificantes, de forma humana, enfatizando que se o "ponta pé inicial não partir das paróquias", na implantação e edificação da pastoral, "não  chegaremos a lugar algum". Pediu ainda, a oração de todos para o sucesso do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e a participação de Antonio Faria e Cristiano Coelho que representarão nossa diocese, no mês de julho em Aparecida.

Ao final, padre Orlando Aparecido Maffei, assessor diocesano da Pascom, agradeceu a participação e abençoou a todos . O evento encerrou-se com um almoço de confraternização, preparado de forma especial pela comunidade local.

 


3º Encontro da Pascom da diocese de Araçatuba estuda Documento 101 da CNBB

No último dia 6 aconteceu o 3º Encontro da Pastoral da Comunicação da diocese de Araçatuba (SP). A cidade escolhida foi Guaraçaí (SP). A anfitriã do encontro foi a paróquia Nossa Senhora Aparecida, cujo pároco é o padre Fernando Stanicheschi. O número de participantes foi de 30 pessoas das quatro regiões da diocese.

Na abertura, Cristiano Coelho, membro da Pascom diocesana e responsável pela pastoral local, deu as boas vindas e agradeceu o empenho de todos na caminhada. Em seguida, Fabiana Mendes, secretária da pastoral, conduziu a oração inicial em forma de meditação da mensagem do papa Bento XVI para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no próximo dia 20 de maio, Dia da Ascensão do Senhor.

Na sequência, Antônio Faria (Tonho), coordenador da Pastoral da Comunicação da diocese, discorreu sobre o Documento 101 da CNBB "A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil", atendo-se ao Capítulo nove que trata do Planejamento da Pastoral da Comunicação. "Algumas pessoas acham que nossa atuação está reduzida apenas ao uso da internet na Paróquia, ou ainda, a criação de perfis nas redes sociais. A ideia básica é que a Igreja esteja presente e se utilize dos meios de comunicação. Mas basta a Igreja estar presente nos meios? Não. O Documento 101 vem nos orientar nesse sentido. Não adianta estarmos nos meios, se não criarmos uma comunidade comunicadora da Boa Nova, uma comunidade que evangelize. Todo esforço será em vão. Essa é a função maior da Pastoral da Comunicação em comunhão com a paróquia e a diocese", destacou Antônio.

Márcio Henrique Araújo, vice-coordenador da pastoral, enfatizou a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais nas paróquias, citando Nossa Senhora, como modelo de aplicação em sua própria vida do "Silêncio e Palavra". Ainda frisou a importância de produzirmos o trabalho pastoral com amor e verdade edificantes, de forma humana, dizendo que se "o ponta pé inicial não partir das paróquias na implantação e edificação da pastoral não  chegaremos a lugar algum".


Diocese de Picos promove o Fórum Diocesano sobre Gestão de Riscos

A diocese de Picos (PI) reuniu na manhã de quarta, 9, representantes de 42 municípios durante o 1º Fórum Diocesano sobre Gestão de Riscos no Semiárido Centro Sul do Piauí, para tratar da problemática da seca que assola famílias piauienses.

O evento foi uma iniciativa do bispo de Picos, dom Plínio José, e contou com o apoio dos padres, ecoando pelas paróquias e áreas pastorais, que realizaram este fórum em nível paroquial, oportunidade para produzir um levantamento sobre a situação das comunidades, tendo em vista a ausência de chuva, e apontando medidas que venham facilitar a vida da população.

Na oportunidade, dom Plínio José apresentou as preocupações da Igreja do Piauí sobre as consequências decorrentes da seca, como a desarticulação e desintegração da família, a migração forçada dos pais e filhos para outros estados em busca de novas fontes de renda, facilitação para o tráfico de seres humanos e o trabalho escravo.

O fórum contou com a presença de prefeitos, vereadores e secretários de diversos municípios que integram a diocese de Picos, além de representantes dos sindicatos rurais dos trabalhadores, associações comunitárias e órgãos públicos cujas atividades são voltadas para agricultura, agropecuária, geração de renda, desenvolvimento social e econômico, como a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), EMATER, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG), Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEA), Defesa Civil, Cáritas Diocesana e Regional.

Antônio José, Voluntário da Cáritas e Engenheiro Agrônomo especialista em Produção Vegetal, falou da importância de se saber conviver com a seca, atentando para utilização ecológica dos escassos recursos hídricos disponíveis. Na oportunidade apresentou dados sobre a extensão territorial do semiárido piauiense, que corresponde a 62,1% do estado, com precipitações pluviométricas que variam entre 400 mm a 1000 mm, temperaturas médias entre 24° e 39°, e com forte evaporação potencial da água, que chega a 2.000 mm por ano.

Representantes de todas as paróquias partilharam o diagnóstico construído durante os fóruns paroquiais sobre a seca, denotando uma realidade com grandes semelhanças nos municípios, como a perda da produção agrícola, prejuízos com a morte dos animais ou venda com valores abaixo do mercado, situações emergenciais como a ausência de água para o consumo humano em diversas comunidades, trabalhadores e famílias desesperados, pois sobrevivem da agricultura familiar, cuja produção teve perda total na maioria dos municípios.

Os gestores públicos apresentaram ações já desenvolvidas para amenizar a situação e as que ainda serão colocadas em prática, mas foram enfáticos quanto à necessidade de políticas públicas que resolvam esta problemática, oferecendo condições dignas de sobrevivência durante as estiagens prolongadas, e não paliativos para os períodos sem chuva.

Do Fórum será produzido um documento com o diagnóstico da realidade enfrentada pelos piauienses nesta seca, e encaminhado às autoridades competentes em busca de resoluções para os problemas.


Monsenhor Crippa será ordenado bispo auxiliar de Salvador no próximo dia 13

No próximo domingo, 13 de maio, monsenhor Giovanni Crippa será ordenado bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador (BA). A celebração acontece na Igreja Santo Antônio (Capuchinhos), na cidade de Feira de Santana (BA), às 9h e será celebrada pelo arcebispo de Feira de Santana, dom Itamar Vian, e concelebrada por dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil e dom Walmir Alberto Valle, e pelo bispo emérito de Joaçaba (SC). O novo bispo auxiliar será acolhido pelos soteropolitanos no dia 30 de junho, durante uma missa solene presidida por dom Murilo Krieger, na Catedral Basílica, às 10h.

Italiano, nascido em Milão, monsenhor Giovanni, em 1981 emitiu os primeiros votos no Instituto Missões Consolata e foi ordenado padre no dia 14 de setembro de 1985. Em 1996 se tornou doutor em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Viveu os primeiros anos de seu sacerdócio na Itália, onde foi Animador Missionário e Vocacional (Turim), professor na Faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Urbaniana (Roma) e membro da Equipe de Coordenação do Departamento Histórico do Instituto Missões Consolata.

Veio para o Brasil em 2001, trabalhando sempre em Feira de Santana. Ali foi vigário paroquial da Paróquia Santíssima Trindade (2001 – 2003) e, a partir de 2004, pároco dessa mesma Paróquia; foi diretor espiritual no Seminário Arquidiocesano Sant´Ana Mestra, professor na Faculdade Católica, membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese, conselheiro provincial de sua Congregação e, desde 2001, conselheiro espiritual das Equipes de Nossa Senhora.


Assembleia do Clero da Diocese de Araçatuba

Estiveram reunidos na paróquia Imaculada Conceição de Guararapes (SP), nesta quarta-feira (9), padres, religiosos e diáconos da diocese de Araçatuba (SP), em torno do bispo diocesano dom Sergio Krzywy. O propósito do encontro foi a realização da assembleia semestral do clero.

Depois da oração inicial, foram apresentados os novos integrantes do clero da diocese: os padres Arlindo Pereira de Lima (SDB), José Marcos de Oliveira (SDB), Luilton Sebastião Pouso Lebre da Silva (SDB) e Antônio Fausto Valença (CMF).

Na sequência, dom Sergio orientou todo presbitério sobre a celebração do 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais nas comunidades, no próximo 20 de maio, dia da Ascensão do Senhor. Lembrou do envio do livreto para todas as paróquias com a mensagem do papa Bento XVI e dicas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de como celebrar a data, como forma de incentivar e fortalecer as ações da Pascom na diocese, que realizou encontro no último domingo (6), na cidade de Guaraçaí.

Também apresentou o folder "Oração em Família", entregue para todas as paróquias para distribuição e celebração nas famílias pela diocese. Esse folder, assim como a recente cartilha produzidos pelo Conselho Diocesano de Pastoral, fazem parte da série de subsídios que a diocese tem lançado com o objetivo de orientar as pastorais, regiões, paróquias, comunidades e famílias, sobre a "Aplicação das prioridades diocesanas no quadriênio 2011-2015".

Continuando, o bispo diocesano fez uma breve explanação sobre a 50ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, que aconteceu entre os dias 17 e 26 de abril, no Santuário Nacional em Aparecida (SP), com o tema "A Palavra de Deus na Vida e Missão da Igreja". Destacou as mensagens da CNBB aprovadas durante o período da assembleia, como das eleições municipais em 2012 e celebração do 50º Aniversário do Concílio Ecumênico Vaticano II; as notas como da reforma do Código Penal e em defesa dos povos indígenas; além de outras deliberações, como o fundo de solidariedade de ajuda às dioceses com pouca arrecadação e consequente dificuldade. O Ano da Féanunciado pelo papa, que terá sua abertura no próximo dia 11 de outubro, foi outro assunto discorrido por dom Sergio.

Padre Fernando Stanicheschi, coordenador do conselho diocesano de pastoral, fez um momento de incentivo e motivação, expondo o trecho "Propostas de Aplicação das Prioridades Diocesanas", contido na cartilha que orienta tal aplicação.

Em ato contínuo, o Conselho de Economia apresentou propostas e projetos para informatização de toda diocese para apreciação do clero. Após um rápido coffee-break, por região pastoral, foram debatidas várias questões de ordem pastoral, administrativa e do calendário diocesano, para posterior plenário e deliberações.

Após os devidos encaminhamentos e comunicados, dom Sergio agradeceu os presbíteros dizendo: "Sentimos que todos os padres estão empenhados na vida diocesana. Reconheço os esforços de todos vocês no serviço junto ao nosso povo" e parabenizou o padre Gilmar Alves de Lima, da paróquia Nossa Senhora das Graças de Andradina, pelo seu aniversário natalício. A assembleia encerrou-se com almoço de confraternização entre o clero, preparado com muito zelo pela comunidade local.


Coordenadores de Pastoral do Regional Nordeste 3 participam de encontro em Aracaju

O Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) realizou o Encontro dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral, desde a segunda-feira, 7, até o dia 9, na casa de Encontros das Irmãs Teresinhas, em Aracaju (SE). O encontro teve com objetivo proporcionar e cultivar o intercâmbio, favorecer momentos de formação, espiritualidade e partilha das experiências entre as dioceses e o Regional.

O tema central debatido foi "Eclesiologia do Vaticano II e as novas linguagens", ministrado pelo bispo auxiliar de Salvador (BA), dom Gilson Andrade Lima, que ressaltou a importância do evento. "O propósito do Concílio Vaticano é de atualizar a mensagem do evangelho para os homens do nosso tempo, para uma linguagem que eles possam entender. A linguagem atual mudou e nós temos que acompanhar para facilitar a compreensão de todos. E, ainda, o encontro serviu para que conheçamos as realidades das nossas dioceses e busquemos uma linguagem mais uniforme", afirmou dom Gilson.

Para o coordenador de Pastoral da diocese de Vitória da Conquista (BA), diácono Luciano, o encontro representou para o Regional um espaço de comunhão e partilha e reflexão da Igreja nos estados de Sergipe e Bahia, a partir do olhar que as novas diretrizes nos apontam, de uma Igreja em estado permanente de missão.

Outros coordenadores também reforçaram este sentido. "Este encontro é importante por ter momentos de formação e serve para uma troca de experiências entre os representantes das dioceses e estamos conhecendo cada realidade pastoral do Regional", avaliou o coordenador de Pastoral da arquidiocese de Aracaju, padre Rogério de Jesus.

Para dom Gilson, o encontro atingiu seu objetivo pela presença da grande maioria das dioceses que compõem o Regional, com uma presença de 17 das 24 dioceses do Regional Nordeste 3.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: