sexta-feira, 4 de maio de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 04/05/2012

REFLEXÃO

Jesus está prestes a concluir a missão para a qual foi enviado pelo Pai e sabe que a sua presença histórica no meio dos homens está perto do fim. Por isso, ele inicia a preparação dos apóstolos para que reconheçam a sua nova forma de ser presença na vida das pessoas, assim como para receberem o Espírito Santo e serem conduzidos por ele na sua missão evangelizadora. Jesus inicia esta preparação mostrando aos discípulos que ele jamais os abandonará, mas irá preparar um lugar para onde ele mesmo conduzirá todas as pessoas que ele ama a fim de conviverem eternamente com ele.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

  • Dom Luciano Bergamin, CRL, Bispo de Nova Iguaçu - RJ
  • Dom Francisco Carlos Bach, Bispo de Toledo - PR
  • Dom Pedro Carlos Cipolini, Bispo de Amparo - SP

Ordenação Episcopal

  • Dom Antônio Carlos Félix, Bispo de Luz - MG
NOTÍCIAS

Arquidiocese de Goiânia celebra 25 anos de episcopado de Dom Washington

Dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia (GO), celebra neste sábado, 5 de maio, seu jubileu de 25 anos no epsicopado. A Arquidiocese promove celebração as 10 horas da manhã na catedral metropolitana situada no centro da cidade. A celebração foi preparada com uma hora santa realizada nas mais de 100 paróquias da capital goiana e de mais 26 municípios do estado de Goiás.

Segundo informações fornecidas por sua família religiosia, a Congregação Passionista, eis um brevíssimo histórico de Dom  Washington Cruz:

Filho de José e Dejanira, Cruz Washington Cruz nasceu em 25 de maio de 1946, na cidade de Itabuna, no estado da Bahia, sendo o caçula de seis irmãos. Estudou o primário no Colégio Divina Providência, na cidade onde nasceu e bem cedo ingressou no seminário da Congregação da Paixão (Passionistas), onde concluiu o 2º grau no seminário São Gabriel em Osasco ? SP.

Aos 16 de janeiro de 1966, após um ano de noviciado em Colombo PR, fez os primeiros votos religiosos na Congregação Passionista. Em fevereiro de 1966, foi para Roma, permanecendo por 8 anos na cidade eterna, onde cursou Filosofia (Bacharelado), Teologia e Especialização para Licenciatura em Teologia, na Universidade Lateranense. Foi ordenado sacerdote aos 25 de julho de 1971, na Catedral de São José, em sua cidade natal, na Bahia, pelas mãos de Dom Geraldo Pelanda, bispo passionista.

Em seguida, voltou para Roma, onde concluiu seus estudos em 1974, regressando definitivamente ao Brasil. Assumindo a Paróquia Santa Maria Goretti, em Itabuna, permaneceu ali por dois. Em 1976 foi para Jequié, como coordenador das Missões Populares, permanecendo naquela cidade até março de 1978, quando foi transferido para Salvador, como pároco da Paróquia Boa Viagem e formador dos jovens passionistas. Exerceu também a função de coordenador do Zonal VI (Regional Pastoral da Cidade Baixa), em Salvador, na Bahia.

Aos 25 de fevereiro de 1987, foi nomeado bispo para a Diocese de São Luís de Montes Belos do Regional Centro-Oeste. Ordenado bispo na Catedral de Salvador-Bahia no dia 9 de maio de 1987, tomou posse na Diocese de São Luís de Montes Belos, em 7 de junho de 1987, na Catedral São Luiz Gonzaga, numa celebração presidida por Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, concelebrada por Dom Stanilau Van Mellis (bispo emérito da diocese naquela época) e todos os padres da diocese.

No dia 8 de maio de 2002, foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Goiânia e no dia 14 de julho do mesmo ano iniciou seu ministério. A celebração de acolhida contou com a participação de inúmeras pessoas imensamente agradecidas pelo trabalho incansável e dedicação amorosa de Dom Antonio pela Arquidiocese e confiantes no pastoreio afável e seguro de Dom Washington.

Dom Washington enfatizou de várias maneiras a missão evangelizadora da Igreja Católica. "O cristianismo parece às vezes paradoxal. É o paradoxo da graça." "O cristão está no mundo como fermento..." "... As comunidades são escolas de evangelização..." "... O ideal evangélico é o da civilização do amor, da comunhão..." "... Nossa primeira prioridade é a santidade, sem ela de nada adiantam nossas boas intenções", foram trechos do pronunciamento de posse.


Comissão Pastoral da Terra lançará relatório: Conflitos no Campo no Brasil 2011

No dia 07 de maio, próxima segunda-feira, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançará sua publicação anual, Conflitos no Campo Brasil 2011. É a 27ª edição do relatório que concentra dados sobre os conflitos, violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais e suas comunidades, e pelos povos tradicionais, em todo o país.

O relatório elenca também algumas ações dos homens e mulheres do campo na busca e defesa de seus direitos. O lançamento se realizará na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, às 9h30. Estarão presentes ao lançamento, o conselheiro permanente da CPT, dom Tomás Balduino, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, o presidente da Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, dom Guilherme Werlang, os membros da coordenação executiva nacional da CPT, o secretário da coordenação nacional da CPT, Antônio Canuto e o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Walter Porto Gonçalves. O lançamento terá a presença, também, de Laísa Santos Sampaio, irmã de Maria do Espírito Santo que, juntamente com seu marido, José Cláudio, foi assassinada em uma emboscada no Pará, em maio de 2011. Laísa está sendo ameaçada de morte. Também estarão presentes a quilombola, Zilmar Pinto Mendes e Diogo Cabral, advogado da CPT, ameaçados de morte no Maranhão. E está sendo aguardada a presença de Valmir, indígena Guarani Kaiowá, filho do cacique Nísio Gomes, assassinado em novembro de 2011, no Mato Grosso do Sul.

Na mesma data, a CPT entregará o relatório à ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o protocolará nos ministérios do Meio Ambiente e Minas e Energia, e na Secretaria Geral da Presidência da República.

Conflitos no Campo Brasil 2011

O relatório registra 29 trabalhadores rurais assassinados em conflitos no campo no ano de 2011. Um número menor que no ano anterior, quando foram assassinados 34 trabalhadores. Entretanto, houve um grande aumento no número de trabalhadores e trabalhadoras ameaçadas de morte, de 177,6%. Além disso, os conflitos no campo, em especial os conflitos por terra, tiveram acentuado crescimento.

Violência volta a assustar em 2012

O ano de 2012 se inicia com mais violência no campo. Somente nos quatro primeiros meses do ano, 12 trabalhadores e trabalhadoras foram assassinadas em conflitos no campo. No mesmo período do ano passado, 8 haviam sido assassinados. Muitos trabalhadores, indígenas, militantes, sindicalistas e lideranças continuam sendo ameaçados. O caso da trabalhadora do sul de Lábrea (AM), Nilcilene, é um exemplo. Ameaçada, depois de muita insistência junto a órgãos do governo, conseguiu proteção policial da Força Nacional, que foi para a região monitorar os conflitos. Nesse mês de abril último, tanto a Força Nacional quanto Nilcilene tiveram que sair da região. As ameaças passaram a ser destinadas, também, a membros da Força. Segundo relatos, os pistoleiros se organizavam para matar Nilcilene e os seguranças que estivessem com ela.

Serviço:

Lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2011 Quando: 07 de maio (segunda-feira), a partir das 9h30. Onde: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – SE/SUL, Qd. 801, Conj. B – Brasília (DF).

Informações:

Assessoria de comunicação da CPT, com Cristiane Passos (62 8111-2890 / 9268-6837) e nos telefones (62) 4008-6406/6412. A partir do dia 07, todos os dados estarão disponíveis na página da CPT na Internet: www.cptnacional.org.br.


Atividades de animação litúrgica em pleno andamento

Após a reunião do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard, em São Paulo, que definiu as grades curriculares dos cursos de liturgia apoiados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, a Equipe de Reflexão do Setor Pastoral Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estará reunida do dia primeiro de maio até o dia 3.

Com a presença do bispo auxiliar de São Paulo e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, dom Edmar Peron, a reunião tem como pauta principal, os encaminhamentos dos textos do Seminário Nacional de Liturgia em comemoração aos 50 anos da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, acontecido entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro de 2012. Os textos, em parceria com a Associação dos Liturgistas do Brasil – ASLI, serão publicados em breve.

"Foi importante a presença de Dom Edmar, pois reforça esta relação de trabalho da Equipe de Reflexão como suporte e assessoria da Comissão. Dom Edmar, representando o Presidente, Dom Armando Bucciol, nos encorajou na continuidade desse importante trabalho de animação da Pastoral Litúrgica no Brasil," disse o assessor da Comissão Episcopal Pastoral Liturgia, padre Hernaldo Pinto Farias.

Na ocasião também foi abordada foi a estrutura e proposta da Novena de Natal editada pela CNBB. Em breve será divulgada uma orientação sobre a Novena.


Seminário debate saúde pública

Nos próximos dias 17 e 18 de maio a Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz, em parceria com a Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde e outras entidades promove um Seminário sobre Saúde Pública. O evento é resultado de articulações originadas durante a Campanha da Fraternidade de 2012, e será aberto à participação dos interessados em aprofundar a temática.

O evento será realizado no Centro Cultural de Brasília (CCB). A programação inclui seis painéis que vão tratar do acesso à saúde, financiamento público, gestão dos recursos, controle social e participação popular, formação profissional, educação para a saúde, hábitos saudáveis, entre outros.

A expectativa dos organizadores é que as intervenções dos participantes colaborem para o aprofundamento do debate. Os participantes deverão elaborar um documento de compromissos a ser enviado à Presidência da República, à Presidência da Câmara dos Deputados e ao presidente do Supremo Tribunal Federal.

As inscrições para o Seminário sobre Saúde Pública podem ser feitas apenas por e-mail, no endereço cf.saudepublica.2012@gmail.com. O prazo para inscrições se encerra no dia 10 de maio, ao custo de 20 reais. Os que desejarem tomar as refeições no local, pagarão 50 reais.


No Piauí, diocese lança subsídio para mês mariano, com textos de João Paulo II

A Diocese de Campo Maior (PI) lançou neste mês um subsídio com reflexões sobre o Beato João Paulo II à Virgem Maria, que está sendo utilizado nas paróquias da região. Trata-se de um trabalho elaborado pelo bispo diocesano, Dom Eduardo Zielski, com a colaboração de algumas pessoas. De acordo com o bispo, a motivação para a elaboração do material neste mês mariano se deve ao carinho do papa João Paulo II pela Virgem Maria. "O seu lema episcopal também era dirigido a Ela: "TOTUS TUUS", ó Maria. Então, apresentamos alguns pronunciamentos de João Paulo II sobre a Maria". Neste mês de maio, completa-se um ano da beatificação do papa polonês. Para dom Eduardo, o subsídio deve ajudar as comunidades a recordar a memória do beato, ao mesmo tempo em que fazem o aprofundamento sobre a espiritualidade mariana. Com informações de Cristiane Silva / Pascom da Diocese de Campo Maior (PI)

Dom Jacinto Brito toma posse em Teresina neste domingo

A Arquidiocese de Teresina acolhe no próximo domingo, 06/05, o seu sétimo Arcebispo Metropolitano, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho. A nomeação, pelo papa Bento XVI, foi realizada em 22 de fevereiro passado. A sede estava vancante deste o ano passado, quando dom Sérgio da Rocha foi transferido para Brasília. A Missa de posse será na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, a partir das 18hs e será transmitida ao vivo pela Web TV da Diocese de Picos e pela Rádio Pioneira de Teresina. Para comemorar a chegada de Dom Jacinto Brito ao Piauí, os fiéis da Arquidiocese de Teresina promovem neste sábado, 05, no Parque de Exposição Dirceu uma recepção calorosa ao novo arcebispo. Depois, todos sairão numa carreata em direção ao Palácio Episcopal onde haverá acolhida com a Banda 16 de agosto. Para assistir a transmissão basta acessar os links: http://aovivo.dp15.tv.br/ ou clicar no banner Web TV Diocese; www.radiopioneira.am.br. Dom Jacinto Brito foi nomeado Bispo pelo Papa João Paulo II no dia 18 de fevereiro de 1998, assumindo o pastoreio da Diocese de Crateús-CE, onde permaneceu até agora. O seu lema episcopal é: "Senhor por tua palavra lançarei as redes" (Lc 5,5). Informações: Arquidiocese de Teresina e Diocese de Picos

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: