segunda-feira, 5 de março de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 05/03/2012

COMEMORAÇÕES

Ordenação Episcopal

  • Dom José Negri, PIME, Bispo de Blumenau - SC
NOTÍCIAS

Grupo de Trabalho sobre as Irmandades e Manifestações Populares

Aconteceu em São Paulo, no dia 1 de março, a reunião do Grupo de Trabalho (GT) instituído e coordenado pela Pastoral Afro-brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os grupos de Congados são seculares no Brasil. A Pastoral Afro-brasileira tem como desafio a aproximação com estes grupos e seus diferentes protagonistas.

"Temos a missão de potencializar o reconhecimento desta instancia de evangelização inculturada e construir um projeto em comum, aproveitando esta tradição rica que tanto contribui para a transmissão da fé e para a iniciação à vida cristã (cf. DGAE, 86). O Documento de Aparecida compreende a piedade popular como maneira legítima de vivar a fé, um modo de se sentir parte da Igreja e uma forma de ser missionário (Cf. Dap, 262)", disse o assessor da Pastoral Afro da CNBB, padre Jurandyr Azevedo Araújo.

O objetivo geral do GT é possibilitar que a prática da piedade popular, vivida pelos grupos das Irmandades, seja reconhecida pela Igreja e, que os próprios componentes destes grupos entendam que essa prática evidencia a fé, já vivenciada em seu cotidiano. "É também uma formal legítima de demonstração da prática missionária evangelizadora", ressaltou padre Jurandyr.

O segundo encontro deste ano acontecerá em maio, em São Paulo.


Aberto processo diocesano de beatificação de Madre Tereza Margarida

Foi aberto oficialmente no último domingo, 4, o processo diocesano de beatificação da Madre Tereza Margarida do Coração de Maria. A monja carmelita que nasceu em Borda da Mata, no Sul de Minas Gerais, viveu 65 anos em Três Pontas (MG) e era conhecida por ser uma boa conselheira. Ela morreu em 2005, aos 89 anos. A religiosa era conhecida como "Nossa Mãe". No mesmo dia da abertura do processo, os restos mortais da madre foram depositados em uma capela que fica dentro do Carmelo São José, em Três Pontas.

Em julho do ano passado, a diocese entrou com um pedido de abertura do processo de beatificação, que foi liberado recentemente. Dois representantes do Vaticano estiveram em Três Pontas e orientaram a exumação e avaliação dos restos mortais da religiosa. Eles também estão orientando a diocese de Campanha (MG) no trabalho de pesquisa. Em uma próxima etapa, a documentação será encaminhada ao Vaticano.

Não existe ainda nenhum milagre atribuído à madre, mas muitas pessoas dizem ter alcançado graças que foram atribuídas a ela.

Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, cujo nome de batismo era Maria Luíza, nasceu em 24 de dezembro de 1915, em Borda da Mata. Ela ingressou na vida religiosa aos 22 anos, em Mogi das Cruzes (SP). Ao receber o hábito de noviça, recebeu o nome de Tereza Margarida do Coração de Maria. Emitiu os votos solenes em fevereiro de 1942. Madre Tereza fundou o Carmelo São José e lá ficou conhecida por todos como "Nossa Mãe", pelos atos de caridade. Na casa religiosa fundada por Madre Tereza e onde viveu a maior parte da vida, estão hospedadas diversas monjas vindas de diversos Carmelos de Minas Gerais. Atualmente no Carmelo vivem 19 freiras, de vida enclausurada, ou seja, não deixam o Carmelo em nenhuma ocasião, exceto problemas de saúde ou motivo de falecimento de familiares.


Bento XVI fala sobre a Eucaristia no prefácio do livro do Cardeal Paul Josef Cordes

"A eucaristia é o amor em toda a sua imensidão", escreve Bento XVI prefaciando o livro do cardeal Paul Josef Cordes, ex-presidente do Pontifício Conselho Cor Unum. A obra intitula-se "A Ajuda não Cai do Céu. Caritas e Espiritualidade".

"Partilhar o pão, um gesto muito simples e cotidiano", escreve o papa, ressaltando, porém, que, com Jesus, esse ato transforma-se em algo a mais, e, na Última Ceia, assume um novo significado. O Pontífice explica: "naquele momento, Jesus não distribui somente o pão, mas a si mesmo. Ele se doa". A Eucaristia é um gesto que "caracteriza a Igreja e a mantém unida", que "representa o compartilhar e a união". Em virtude do pão partido e compartido, "a comunidade se transforma em uma só: todos comem do mesmo pão". Bento XVI escreve ainda que, em Cristo, esse gesto alcança "uma profundidade jamais imaginada", Ele se transforma "em pão para a vida do mundo".

O Santo Padre avança no Prefácio: "a Eucaristia é mais que um simples ato de culto", pois é uma "imagem da hospitalidade de Deus", na qual o Filho encarnado "doa-se como pão da vida". Disto parte o convite ao "compartilhar o pão" na vida cotidiana, "na disponibilidade de dividir o que se possui, a doar e assim unir".

E o papa reforça que a "Eucaristia deve acontecer em todos os níveis": "deve ser serviço e dom na vida cotidiana, deve ser caritas não somente como agir pragmático, mas com raízes profundas da comunhão com Deus, do seu amor compartido por nós".

Bento XVI encerra o prefácio agradecendo o cardeal Paul Josef Cordes por ter acolhido o impulso dado por ele mesmo com a Encíclica Deus Caritas Est e desejando que a obra seja recebida "com a escuta atenta que penetra nos corações e conduz a agir com amor".


Ordenado bispo auxiliar de Vitória

Na tarde de ontem, 04, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias foi ordenado bispo auxiliar de Vitória (ES). A celebração contou com a presença do cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, dom Vicente Costa, dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora, MG, dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo de Vitória, além da participação de mais 16 bispos de várias partes do país.

A celebração teve início com a acolhida de dom Vicente e com breve discurso do cardeal Odilo Pedro Scherer. Os fiéis estiveram em peso no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Nicolino de Lucca e participaram da celebração, dom Wladimir saudou a todos os presentes, acompanhado de dom Vicente. Em seguida, o padre José Donizeti do Carmo, dirigiu algumas palavras a dom Wladimir em nome de todo o clero.

Logo após a homilia, em que dom Vicente lembrou o tema episcopal de dom Wladimir "Seja feito em mim segundo a vossa palavra" (Lc 1,37), foi realizado o rito da ordenação. Em seguida, dom Wladimir fez seu discurso em que agradeceu a todos os que fizeram parte de sua caminhada sacerdotal e deixou claro o seu carinho por todos da diocese, "Sei que a distância faz sentirmos saudades, mas ela não pode causar o esquecimento. Tenham certeza de que não me esquecerei de vocês", disse.

Dom Wladimir é o quarto padre da diocese de Jundiaí ordenado bispo. Antes, ordenaram-se dom Osvaldo Giuntini, dom Valter Carrijo e dom Joaquim Justino Carrera, todos presentes na celebração.


Regional Sul 4 promove Assembleia da Pastoral Familiar

Nos dia 2 a 4 de março, aconteceu na arquidiocese de Florianópolis (SC), mais uma Assembleia da Pastoral Familiar do Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina). O evento contou com a presença do bispo referencial da Pastoral Familiar do Regional, dom Frei Severino Clasen; do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB, padre Wladimir Porreca; assessor Regional da Pastoral Familiar, padre Dorlí; e do casal regional coordenador da pastoral, Vonei e Marivone, além de outros integrantes das dioceses do Regional Sul 4.

O evento foi dedicado a formação no que se refere ao plano Regional Sul 4 para 2011-2015, bem como, momentos de revisão, avaliação e propostas de ações evangelizadoras para os agentes da Pastoral Familiar.

"O Regional Sul 4 elencou a Família como uma das prioridades do Projeto de Ação Evangelizadora 2011-2015, e os agentes se empenham através do método ver, julgar e agir. A Pastoral Familiar do Regional, com entusiasmo e disposição, está procurando responder aos apelos da Igreja em evangelizar com e as famílias", disse o padre Wladimir Porreca.


Campanha "Faça milhões de amigos" cadastrada famílias para acolhida na JMJ Rio 2013

A Arquidiocese do Rio de Janeiro lançou no último domingo, 04/03, a campanha de hospedagem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013. Com o lema "Faça milhões de amigos" a ação é decisiva para a acolhida dos jovens que virão, de diferentes partes do mundo, participar do encontro com o papa Bento XVI na capital carioca. Em entrevista ao site oficial da JMJ Rio 2013, a responsável pelo setor de hospedagem do evento, Irmã Graça Maria, afirmoun que o foco prioritário são as famílias da região central do Rio e da cidade de Niterói. As hospedagens serão em casas de família e outros espaços públicos disponíveis, como escolas públicas e particulares, ginásios de esportes e centros comunitários. "Locais que sejam seguros e cobertos para que o peregrino possa ser alojado para pernoite", afirmou a religiosa. A campanha de hospedagem pretende chamar a atenção das famílias sobre a importância do acolhimento. "Ao exercitar uma das obras de misericórdia: 'dar pousada ao peregrino', a família sentirá a alegria e a oportunidade de dar testemunho e vivenciar sua fé e o dinamismo dos jovens de outras cidades, países e até mesmo continentes", explica Irmã Graça. A meta é conseguir 500 mil hospedagens até julho deste ano, e 2 milhões até março de 2013. O cadastro para as famílias que desejarem hospedar os peregrinos da JMJ pode ser feito via internet, ou mesmo nas paróquias da cidade. A distribuição dos peregrinos deverá considerar a facilidade com o idioma. Sempre haverá um voluntário que fale o idioma do grupo em cada local. "O peregrino utilizará o alojamento e casas apenas para o pernoite e higiene pessoal, ficando o mesmo, durante todo o dia, em função das programações da Jornada", esclareceu a religiosa. Mais informações estão disponíveis no site da JMJ: www.rio2013.com

Os caminhos da Jornada Mundial da Juventude no Brasil

Que a Jornada Mundial da Juventude será em 2013, de 23 a 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro, já não é novidade para muita gente. O que muitos não sabem é que ela não se limita apenas a estes dias. Logo depois do anúncio oficial feito pelo papa Bento XVI para realização da Jornada no Rio, todo o país, de forma especial a Igreja no Brasil e as 276 dioceses, nos seus 17 Regionais, já estavam trabalhando.

O Projeto "Bote Fé", por exemplo, que tem como carro chefe a peregrinação dos símbolos da JMJ (Cruz e o Ícone de Nossa Senhora), se realiza no território brasileiro, levando aos jovens o clima que envolve este que é o maior encontro do Bento XVI com a juventude católica de todo o mundo.

E para pensar, projetar e organizar todas as atividades precedentes à JMJ Rio 2013, a Comissão Episcopal Pastoral da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com a representação dos 17 padres referenciais do Setor Juventude, se reúne a cada dois meses para debater a JMJ e a Semana Missionária. A Semana, também conhecida como Pré-Jornada ou Dias nas Dioceses, são os dias que efetivamente preparam, de forma mais intensa, os jovens brasileiros e estrangeiros, em diversos lugares do país, para os dias da Jornada.

Na última reunião dos referenciais, foi tratado o subsídio, que será enviado a todas as dioceses com as diretrizes que vão reger os meses em preparação à JMJ, trabalhando temas específicos ligados diretamente à juventude no caráter de espiritualidade e gestos concretos.

Um dos pontos centrais da reunião foi a necessidade de formar e instruir as dioceses que acolherão peregrinos estrangeiros e a definição a programação base para toda a Semana Missionária, que ocorrerá simultaneamente em todo o Brasil.

Um dos participantes da reunião foi o represente do Comitê Organizador Local (COL) do Rio de Janeiro, padre Jefferson Gonçalves de Araújo, que abordou a logística e programação da Jornada, a fim de situar toda a equipe do andamento e preparativos de cada atividade que será realizada com os jovens na presença de Bento XVI.

Ao longo de todo o ano outras, reuniões serão realizadas, para ajustar o trabalho, a fim de que a Comissão da CNBB, juntamente com o COL no Rio de Janeiro, possam realizar em conjunto este encontro, que será um marco para a história da Igreja no país. Sonho de João Paulo II, que se atualiza aqui. Um presente para o Brasil, maior país cristão-católico e de maior expressividade de fé de todo o mundo.

Muito sol, calor e uma paisagem de tirar o fôlego. Foi neste belo cenário que 110 mil jovens acolheram neste final de semana a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o ícone de Nossa Senhora, no aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza (CE). Após sair da Capela de São Pedro, milhares de fieis acompanharam a chegada dos Símbolos com muita emoção, ao som do famoso hino "Emmanuel", da Jornada Mundial de 2000, em Roma. A cerimônia foi conduzida pelo fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, e cantores da comunidade. "Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre": foi o que os fiéis repetiam à medida que os ícones passavam ao longo da praia. E, ao chegar ao palco, jovens dos diversos movimentos, pastorais e novas comunidades da Arquidiocese de Fortaleza receberam a Cruz e o ícone e rezaram diante dos símbolos.

A celebração Eucarística foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio, e concelebrada por diversos sacerdotes da arquidiocese. A partir da Liturgia deste sábado, 3, dom José Antônio, afirmou que o amor não é um sentimento ou uma paixão, mas é dar a vida até o fim. "Com Jesus que morreu na cruz, aprendemos o que é o amor", complementou. O arcebispo ainda reforçou a necessidade do testemunho cristão e que este deve ser concretizado a partir "de algo experimentado e vivido".

"A cruz de Jesus nos faz viver de modo novo: com ela aprendemos a servir e não somente a ser servido", declarou dom José Antônio, ao concluir seu discurso e recordar que o corpo de Jesus não está mais na cruz, mas Ele está vivo e caminha conosco sempre. O primeiro artista a se apresentar no Bote Fé foi o cearense Zé Vicente, que levantou os jovens com músicas como "Pelos caminhos da América".

Entretanto, com o objetivo de contribuir com a formação de jovens profissionais de comunicação, a partir de valores cristãos, as Comissões para a Juventude e da Comunicação, da CNBB, promoverão de 18 a 20 de maio, em Brasília (DF), o Seminário Nacional para Jovens Comunicadores.

O evento acontecerá em Brasília e as inscrições poderão ser feitas de 15 de março a 15 de abril, no site: www.jovensconectados.org.br. As vagas são limitadas.

Com o tema "Jovens católicos: comunicação que transforma vidas", o encontro contará com uma programação diversificada: debates com profissionais de comunicação, bispos e sacerdotes, além de atividades musicais, teatro, painéis e rodas de conversa.

Além do Seminário para Jovens Comunicadores, outros dois estão marcados para este ano: o Seminário Nacional de Juventude e Bioética (de 13 a 15 de julho) e o de Juventude e Missão (de 28 a 29 de setembro). O primeiro tem a finalidade de aproximar jovens envolvidos em questões bioéticas, para refletir, à luz da fé e razão, sobre valores e princípios éticos. Já o segundo, tem o objetivo de impulsionar a juventude para a missão permanente de profetas e agentes de transformação social.


Seminário sobre 5ª Semana Social Brasileira promovido pelo regional Nordeste 3

No período de 02 a 04 de março de 2012, no Centro de Formação das irmãs Mercedárias, na cidade de Salvador BA, reuniram-se entidades e coordenadores das Pastorais Sociais do NE 3.Fizeram-se presentes os seguintes grupos: Caritas, Conselho de Leigos, CEBS, SASOP, CONSEA, Movimento Negro e as pastorais: Familiar, CPT, Carcerária, da Pessoa Idosa, da Criança, da Mulher Marginalizada, da Sobriedade, da Juventude, do Menor, Afro Brasileira, dos Pescadores e da AIDS e os coordenadores das Pastorais Sociais das arquidioceses de Aracajú, Salvador, Vitória da Conquista e diocese de Bonfim.

O Seminário teve como objetivo capacitar os agentes sociais sobre o tema da 5ª Semana Social nas Dioceses da Bahia e Sergipe. Com o método Ver, Julgar e Agir, os participantes dedicaram-se em fazer um levantamento da realidade eclesial, social, política e econômica, a partir dos acontecimentos em suas realidades locais para compreender o que se passa na vida das pessoas e as demandas das pastorais e entidades sociais.

Com assessoria do Pe. Nelito Dornelas, das Pastorais Sociais da CNBB, que contribuiu com a análise sobre o papel do Estado, com base na Doutrina Social da Igreja e o acumulo de experiências da Igreja no Brasil no campo social no serviço aos pobres, os participantes do seminário assumiram o compromisso de ajudarem na construção da 5ª SSB nas respectivas dioceses do Regional NE 3.


Representantes de Impressos realizam encontro com a Signis Brasil em São Paulo

A presidente de Signis Brasil, irmã Helena Corazza, acolheu os participantes das mídias impressas, no dia 1º de março, este que foi o primeiro encontro com os meios de comunicação, com uma calorosa saudação. Agradeceu a presença do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa e a assessora da Comissão, irmã Élide Fogolari, que também saudaram os participantes. Dom Dimas parabenizou a Signis Brasil pela iniciativa do encontro com as mídias impressas católicas. Já a irmã Elide reforçou a importância da participação dos meios impressos nos prêmios da CNBB.

Sendo esta a primeira reunião com as mídias impressas, os representantes receberam os estatutos da Signis Brasil. A irmã Helena, explicou o significado da instituição, que "é uma associação católica de comunicação. Criada há um ano. Aqui no Brasil ela articula todas as mídias e também por setores. Hoje, nos encontramos com os representantes das TVs Católicas; vocês representantes da mídia impressa católica e amanhã o encontro será com a Rede Católica de Rádio, RCR".

O diretor de comunicação da Jornada Mundial da Juventude, do Rio de Janeiro, padre Márcio Queiroz, participou do encontro, explicando como está sendo organizada a JMJ. "O grande desafio é aquele de nós podermos fazer com que esta Jornada seja um marco na evangelização da Juventude", explicou convidando toda a mídia impressa para divulgar a o evento.

Para irmã Helena, a reunião "contou com o envolvimento das pessoas presentes. O que nós queremos é fazer um caminho juntos. Nós despertamos pontos conjuntos, buscas conjuntas e em que nós podemos somar. Cada um na sua individualidade, nos seus projetos, mas que nós podemos somar e nos fortalecer e fazer rede cada vez mais. Senti que nesta primeira reunião das mídias impressas, alguns sobre tudo são muitos sensíveis a essa questão, a essas novas possibilidades e de nós nos reinventarmos hoje".

Para o editor do Jornal o Santuário de Aparecida, Leonardo Meira, "nesta primeira reunião, a Signis Brasil lançou essa pedra fundamental de todo um processo de comunicação que agora vai começar entres as mídias impressas católicas, de tal forma que nós possamos aprimorar a nossa comunicação, enquanto veículos de tal forma que possamos aprimorar a nossa comunicação e de que forma podemos nos ajudar. Acredito que a Signis Brasil vai nos ajudar a focar novas formas de como podemos trabalhar juntos", destacou.


Encontro de articulação entre o Setor Universidades e agentes no Espírito Santo

Aconteceu em Vitória (ES), no dia 03 de março, o 1º Encontro de Articulação dos Representantes das Pastorais Universitárias das quatro dioceses do sub-regional do Espírito Santo (ES). O encontro teve a intenção de constituir um pequeno grupo que dinamize, articule e facilite a comunicação entre as diferentes iniciativas e o Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Segundo a assessora do Setor Universidades, irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, a importância deste encontro foi conhecer a realidade, ver as iniciativas e colaborar na articulação no estado. "É importante perceber que a inquietação da Igreja se faz presente nos novos areópagos, como fala o Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE)".

A disposição para este primeiro encontro surgiu em novembro passado, no Congresso Mineiro Capixaba, que aconteceu na cidade de Pará de Minas (MG).

Participaram 33 pessoas das dioceses de Vitória, Colatina, São Mateus, e Cachoeiro do Itapemirim. Entre os presentes, estiveram representantes da Associação Nacional de Educação Católica no Brasil (ANEC), de faculdades Salesianas; da Universidade Estadual Paulista "Julho de Mesquita Filho" - UNESP, da Faculdade Castelo Branco; do Movimento Universidades Renovadas; Escola Superior São Francisco de Assis – ESFA; Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC e da Paróquia de São Domingos.

Entre os presentes esteve a representante da Secretaria de Educação do Espírito Santo. "Foi importante a preocupação dela, ao mesmo tempo ela nos desafiou a travarmos diálogos mais intensos não só dentro da Igreja, mas sim com a sociedade em geral", destacou irmã Eugênia.

O programa de atividades do dia iniciou com um momento de oração e a apresentação do Setor Universidades, organização e caminho percorrido até hoje, assim como uma breve apresentação do tripé da Pastoral Universitária: espiritualidade, ação e reflexão.

"O encontro foi realizado em um ambiente de diálogo e construção conjunta a partir das experiências que cada um foi trazendo, sendo este um dos fatores positivos salientados na avaliação do encontro. Provocou um segundo momento de partilha das experiências de cada pastoral, e de tarde, dois momentos específicos para ver, a partir do diálogo criado, os passos a serem dados em todas as dioceses e no sub-regional a fim de dar uma maior expressividade à ação evangelizadora no meio universitário", explicou a irmã Eugênia.

Entre as propostas apresentadas pelas dioceses a necessidade de fortalecer a base, mapeando e conhecendo as ações já existentes; formar equipes de coordenação diocesana que façam contato com as Instituições que ainda não se fizeram presentes, e promover encontros diocesanos. Como proposta para o sub-regional criou-se um grupo coordenador que realizará dois reuniões menores e um encontro anual. Lançou-se a proposta de acolher o próximo Congresso Mineiro Capixaba em 2014, depois da JMJ em 2013.

O sub-regional relembrou, em certo momento da reunião, que durante os anos de 1996, quando a população do estado lutava por uma Universidade Federal, um dos poucos agente que apoiava a iniciativa era a Pastoral Universitária.

"A realidade deste sub-regional é que o aumento das Faculdades e o acesso aos estudos superiores modificaram e afetaram a realidade familiar e até as práticas religiosas. No interior do estado não é possível celebrar durante a semana, pois estão na faculdade estudando. Os adultos, pais e mães de família, de meia idade, estão começando a estudar e fazer mestrado modificando a cultura familiar provocando o choque cultural. É preciso que o Setor Universidades tome consciência destas novas realidades que esta mudando a cara da família brasileira", finalizou irmã Eugênia.


Comina lança subsídios do 3º Congresso Missionário Nacional

Durante a 29ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina), realizada na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília – DF entre os dias 2 e 4 de março, foram apresentados os subsídios para o 3º Congresso Missionário Nacional, que será realizado de 12 a 15 de julho próximo, em Palmas - TO. A apresentação do cartaz, do instrumento de trabalho e do site do congresso foi realizada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e do Conselho Missionário Nacional, dom Sérgio Braschi. De acordo com o bispo, a escolha da capital do Tocantins para sediar o encontro deve facilitar a participação dos missionários que atuam nas regiões norte e nordeste do Brasil. Mais de 600 pessoas são esperadas no evento. "O lema do encontro ('Como o Pai me enviou, assim eu vos envio') está em comunhão com a preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude, e lembra a nossa dinâmica de sair em missão", explicou o bispo, que recorda também a sintonia com as celebrações do jubileu de ouro do Concílio Vaticano II. "O Congresso será um grande evento para sentirmos a força do Brasil missionário", arremata dom Sérgio. O Instrumento de Trabalho traz, além da programação do próximo Congresso Missionário, a memória histórica dos encontros anteriores e o texto-base para reflexão. "Será muito importante para o estudo de todos os que vão participar do Congresso", lembra o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti. O cartaz, que traz uma forma que recorda uma pessoa que abraça todo o globo terrestre remete a "uma atitude de abertura e mostra a universalidade da missão", explicou o assessor da Comissão para Ação Missionária da CNBB, padre José Altevir da Silva. O site do congresso, disponível no endereço www.pom.org.br/congresso , vai apresentar toda a programação, notícias da organização e do andamento do evento, além de subsídios para a reflexão. "Será muito importante que todos os que se preparam para participar do nosso congresso aproveitem este site para uma proveitosa participação deste momento forte da nossa Igreja no Brasil", declarou o padre Jaime Patias, diretor da revista Missões. Todos os subsídios estão disponíveis na sessão downloads do site do congresso.

Comina lança subsídios do 3º Congresso Missionário Nacional

Durante a 29ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina), realizada na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília – DF entre os dias 2 e 4 de março, foram apresentados os subsídios para o 3º Congresso Missionário Nacional, que será realizado de 12 a 15 de julho próximo, em Palmas - TO. A apresentação do cartaz, do instrumento de trabalho e do site do congresso foi realizada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e do Conselho Missionário Nacional, dom Sérgio Braschi. De acordo com o bispo, a escolha da capital do Tocantins para sediar o encontro deve facilitar a participação dos missionários que atuam nas regiões norte e nordeste do Brasil. Mais de 600 pessoas são esperadas no evento. "O lema do encontro ('Como o Pai me enviou, assim eu vos envio') está em comunhão com a preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude, e lembra a nossa dinâmica de sair em missão", explicou o bispo, que recorda também a sintonia com as celebrações do jubileu de ouro do Concílio Vaticano II. "O Congresso será um grande evento para sentirmos a força do Brasil missionário", arremata dom Sérgio. O Instrumento de Trabalho traz, além da programação do próximo Congresso Missionário, a memória histórica dos encontros anteriores e o texto-base para reflexão. "Será muito importante para o estudo de todos os que vão participar do Congresso", lembra o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti. O cartaz, que traz uma forma que recorda uma pessoa que abraça todo o globo terrestre remete a "uma atitude de abertura e mostra a universalidade da missão", explicou o assessor da Comissão para Ação Missionária da CNBB, padre José Altevir da Silva. O site do congresso, disponível no endereço www.pom.org.br/congresso , vai apresentar toda a programação, notícias da organização e do andamento do evento, além de subsídios para a reflexão. "Será muito importante que todos os que se preparam para participar do nosso congresso aproveitem este site para uma proveitosa participação deste momento forte da nossa Igreja no Brasil", declarou o padre Jaime Patias, diretor da revista Missões. Todos os subsídios estão disponíveis na sessão downloads do site do congresso.

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: