sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Boletim da CNBB

Boletim Diário da CNBB - 10/02/2012

REFLEXÃO

A comunicação é fundamental para que a pessoa possa viver em sociedade, e quem tem dificuldades para se comunicar pode facilmente ser excluído da comunidade à qual pertence. Quando vemos Jesus curar o surdo-mudo, ele não está simplesmente resolvendo o problema de saúde de alguém, mas está criando condições para que essa pessoa possa ser integrada na comunidade em que vive, possa também discutir os seus valores e deixar de ser uma pessoa com dependência, mas ser protagonista da sua história e da sua própria vida, portanto os benefícios que Jesus propicia ao surdo mudo vai muito além da simples cura.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Presbiteral

  • Dom Daniel Kozelinski Netto, Bispo Auxiliar de São João Batista em Curitiba dos Ucranianos

Ordenação Episcopal

  • Dom Dominique Marie Jean Denis You, Bispo de Santíssima Conceição do Araguaia - PA
NOTÍCIAS

Rádio Vaticano faz campanha para documentário sobre viagem do Papa ao Brasil em 2007

O Programa Brasileiro da Rádio Vaticano procura pessoas que tenham registrado em vídeo a passagem de Bento XVI pelo Brasil em maio de 2007. O Papa veio ao país para canonizar o primeiro santo brasileiro, Frei Galvão, e para abrir a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida. Bento XVI ficou no Brasil entre 9 e 13 de maio de 2007.

Caso os vídeos atendam aos critérios de qualidade estabelecidos para a produção do documentário, os autores serão contatados para preencher o termo de doação das imagens, que não prevê remuneração. Os autores das imagens selecionadas terão os nomes inseridos nos créditos finais do documentário.

Para o envio via e-mail, os vídeos deverão ter no máximo 10MB e estarem nos formatos MOV, AVI, WMV, MPEG, MPG ou FLV. O endereço é r.belincanta@vatrd.org Os vídeos que excedem o tamanho previsto deverão ser enviados em DVD, via correio, aos seguintes endereços:

Programa Brasileiro

Rádio Vaticano

Nunciatura Apostólica no Brasil

Caixa Postal 070153

CEP 70359-970

Brasília – DF

Ou

Programa Brasileiro

Rádio Vaticano

Piazza Pia, 3

00120

Cidade do Vaticano

Participarão da seleção os vídeos que chegarem à redação do Programa Brasileiro da Rádio Vaticano, seja via correio ou via eletrônica, até o dia 31 de março. Mais informações escreva para r.belincanta@vatrd.org


Escolhido o novo Núncio Apostólico para o Brasil

A Nunciatura Apostólica acaba de informar que o papa Bento XVI escolheu o novo Núncio Apostólico para o Brasil, sucedendo a dom Lorenzo Baldisseri. Trata-se do atual núncio da Tailândia e Camboja e Delegado Apostólico em Myanmar e Laos, dom Giovanni D'Aniello.

Dom Giovanni tem 57 anos, nasceu em Aversa (Itália), foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.

Dom Lorenzo Baldisseri, que foi nomeado secretário para a Congregação para os Bispos, no Vaticano, escreveu uma nota em que agradece ao povo brasileiro, e em especial, aos bispos do Brasil por sua acolhida. "Ao concluir minha missão de Núncio Apostólico no Brasil, confio a estas linhas as expressões dos meus sentimentos de gratidão a todo o episcopado, ao clero e aos fiéis que me acompanharam durante estes nove anos aqui transcorridos, e por me terem facilitado o cumprimento do meu mandato", disse dom Lorenzo.


Começa o 7º Encontro das Entidades Negras Católicas, em Londrina

Aconteceu nesta quinta feira, 9, na cidade de Londrina (PR) a abertura do 7º Encontro das Entidades Negras Católicas que tem como tema "A Pastoral Afro-Brasileira e os desafios do século XXI".

A celebração de abertura foi presidida pelo bispo de Paranaguá (PR), dom João Alves dos Santos, que é bispo referencial da pastoral afro-brasileira. A celebração contou ainda com a presença de dom Antônio Wagner, bispo de Guarapuava (PR), dom Albano Cavalin, arcebispo emérito de Londrina (PR), representando dom Orlando Brandes. O encontro está reunindo representantes da Pastoral Afro de todo o Brasil, entre leigos, religiosos e sacerdotes.

Falando aos presentes, dom Albano recordava que o "Brasil é uma reserva de alegria para o mundo e a Pastoral Afro-Brasileira deve continuar a ser a reserva de alegria dentro da Igreja".  Na homilia, dom João Alves dos Santos reforçou a necessidade dos agentes aprofundarem as experiências de partilha e fraternidade conclamando os presentes a contribuírem com toda a sociedade em favor da vida.

No de hoje, 10, o encontro terá continuidade na Casa de Espiritualidade Monte Carmelo.  Na parte da manhã haverá o estudo sobre o Concilio Vaticano II e o desafio da inculturação, trabalho conduzido pelo padre José Oscar Beozzo. A parte da tarde será dedicada à análise de conjuntura e o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadoras da Igreja no Brasil (DGAE).

O assessor da Pastoral Afro, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jurandyr Azevedo Araújo, afirmou que o encontro demonstra o entusiasmo e a vida nas comunidades representadas para uma perspectiva de novas alternativas para a ação Pastoral no Brasil.

O 7º Conenc se estenderá até o dia 12 de fevereiro.


Em mensagem, dom Lorenzo Baldisseri se despede dos fiéis e do episcopado brasileiro

Dom Lorenzo Baldisseri, que esteve a frente da Nunciatura Apostólica no Brasil por nove anos, e que foi recentemente nomeado secretário para a Congregação para os Bispos, no Vaticano, escreveu uma nota de despedida em que agradece aos fiéis e aos bispos do Brasil por sua acolhida.

"Este foi para mim um tempo de rica e vasta experiência como Pastor e diplomata, ao permitir conhecer a geografia e a história do País, bem como a cultura e a profunda religiosidade do vosso povo", diz um trecho da nota de dom Lorenzo.

Leia abaixo a íntegra da mensagem do novo secretário para a Congregação para os Bispos, dom Lorenzo Baldisseri:

Aos Excelentíssimos Senhores Arcebispos e Bispos do Brasil

Eminências e Excelências reverendíssimas,

Ao Concluir minha missão de Núncio Apostólico no Brasil, confio a estas linhas as expressões dos meus sentimentos de gratidão a todo o Episcopado, ao clero e aos fiéis que me acompanharam durante estes nove anos aqui transcorridos, e por me terem facilitado o cumprimento do meu mandato.

Este foi para mim um tempo de rica e vasta experiência como Pastor e diplomata, ao permitir conhecer a geografia e a história do País, bem como a cultura e a profunda religiosidade do vosso povo. Foi-me dado percorrer o território brasileiro em suas vastas dimensões, tendo visitado e encontrado os bispos e os fiéis de diversas dioceses. Pude pronunciar homilias, discursos e palestras, levando a doutrina e o Magistério da Igreja, encorajando Instituições, Movimentos e Pastorais confirmando o anúncio e o testemunho do Evangelho.

O contato humano, o trato com as pessoas, as calorosas acolhidas de que fui objeto, o entusiasmo de viver a fé e estendê-la aos demais marcaram o quadro da minha presença e estadia como Núncio Apostólico no Brasil, tornado possível o trabalho pastoral e diplomático, mais eficaz e profícuo.

Estou deixando o Brasil com o afeto de muitos, e a constatação de uma Igreja viva e dinâmica, dentro de uma sociedade em rápida evolução.

As relações com o Estado e o Governo, na minha condição de Núncio e Embaixador, estreitaram-se ainda mais com a concretização do Acordo Brasil - Santa Sé, constituindo-se como um instrumento jurídico que facilita ainda mais a colaboração de Igreja pela consecução do bem comum.

Ao agradecer a Deus por este tempo que me concedeu para cumprir minha missão no Brasil, e renovando a gratidão a todos os bispos pela comunhão, amizade e colaboração que me foi prestada, aproveito a oportunidade para enviar cordiais saudações, subscrevendo-me fraternalmente,

Dom Lorenzo BaldisseriSecretário da Congregação para os Bispos


Nota da Presidência da CNBB sobre o compromisso no combate aos crimes de abusos sexuais cometidos por membros do clero

Encerrado nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, o Simpósio "Cura e renovação" para bispos e superiores religiosos, realizado  em Roma pela Universidade Gregoriana com o apoio da Congregação para a Doutrina da Fé da Santa Sé, colocou em debate o tema dos abusos sexuais cometidos por clérigos. O assessor canônico da CNBB, Fr. Evaldo Xavier Gomes, participou das reflexões e a presidência da Conferência emitiu nota oficial por ocasião do encerramento do encontro.

Íntegra da nota:

 

Nota da CNBB por ocasião do encerramento do Simpósio "para cura e renovação" – para bispos católicos e os superiores religiosos, realizado em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, de 6 a 9 de fevereiro de 2012.

Nos últimos anos, diversas denúncias de abusos sexuais contra menores cometidos por membros do clero causaram dor e feridas à Igreja, em diversas partes do mundo. Essas ações delituosas ocorreram também em nosso país. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem se preocupado em discutir e refletir sobre este tema e em buscar caminhos para prevenir, combater e eliminar esses abusos e outros, que não condizem com a vida e a missão do presbítero. Com este escopo, diversas ações efetivas e concretas foram e estão sendo realizadas pelo episcopado brasileiro.

Em âmbito nacional, a presidência da CNBB fez um pronunciamento oficial, em maio 2010, no qual considera: "o tratamento do delito deve levar em consideração três atitudes: para o pecado, a conversão, a misericórdia e o perdão; para o delito a aplicação das penalidades (eclesiástica e civil); para a patologia, o tratamento". Foi aprovado na 48ª. Assembleia Geral da CNBB, realizada em Brasília no mesmo ano, o documento Diretrizes Gerais para formação dos presbíteros da Igreja no Brasil (Doc 93) com o propósito de dar uma resposta efetiva aos sinais dos tempos e aos consequentes desafios da mudança de época enfrentados pela Igreja no Brasil. Este documento concede especial atenção à necessidade de uma rigorosa seleção dos candidatos ao diaconado e ao sacerdócio, e à formação humano-afetiva, comunitária, espiritual, pastoral-missionária e intelectual oferecida nos seminários. Além das Diretrizes, a CNBB, por meio da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológico do Brasil (OSIB) tem organizado encontros de estudo e reflexão para formadores, diretores espirituais, profissionais que acompanham os candidatos nas casas de formação.

Especificamente sobre o problema dos abusos sexuais cometidos por clérigos, tendo estudado o tema com ajuda de especialistas em diversas áreas do conhecimento, a CNBB elaborou o documento intitulado Orientações e Procedimentos Relativos às Acusações de Abuso Sexual Contra Menores, dirigido ao episcopado brasileiro. Aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB, o documento foi enviado à Santa Sé para obter o placet. Por meio destas orientações, a CNBB procura tomar posição firme e coerente, de prevenção e reparação, em relação aos abusos sexuais cometidos por membros do clero. A posição consolidada é a de que não há lugar para impunidade e silêncio ou conivência para com aqueles que cometem tais atos abomináveis. Toda e qualquer vítima indefesa de ação pecaminosa de um clérigo exige atenção, proteção e acompanhamento.

Fiel ao evangelho de Cristo, a Igreja Católica no Brasil, corajosamente, se coloca do lado dos indefesos, dos pequenos. Em âmbito local, nas dioceses em que ocorreram denúncias de casos de abusos sexuais contra menores cometidos por clérigos, a atitude tem sido sempre a de colaboração com as autoridades públicas, de punição dos culpados e de assistência às vítimas. Ainda há muito o que fazer não somente no âmbito interno da Igreja, mas também da sociedade. Não existem caminhos prontos. O que não se pode afirmar é que a CNBB não tem se preocupado suficientemente com questões tão delicadas e complexas, como ocorreu durante o Simpósio "Cura e Renovação", realizado em Roma, de 6 a 9 de fevereiro. A CNBB, com as orientações da Santa Sé, se encontra em um caminho efetivo de conversão e renovação para que seja hoje e sempre fiel à missão que lhe foi confiada por Jesus Cristo de anunciar o Evangelho, Caminho, Verdade e Vida, a todos os povos.

 

 

Cardeal Raymundo Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB


Começa daqui a pouco gravação do DVD "Bote Fé Brasil", em Natal

No final da tarde desta sexta-feira, 10, mais de 30 artistas católicos e quase 20 mil pessoas participam da gravação do DVD "Bote Fé Brasil", na Arena Bote Fé montada na praia do Forte, em Natal, no Rio Grande do Norte. A iniciativa é fruto de uma parceria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a arquidiocese de Natal e a gravadora Sony Music.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, que ficou encarregada de coordenar a preparação da Igreja no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, em 2013, tomou a iniciativa de preparar este show. "O principal desta preparação é a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora pelas 276 dioceses do país", conta o padre Carlos Sávio, assessor para a Juventude da CNBB.

Ele afirma que a adesão dos artistas católicos ao convite para o Bote Fé Natal foi muito tranquila. "Difícil foi conciliar as agendas de todos", recorda padre Sávio, que destaca o fato de ser a primeira vez que todos estes cantores se reúnem num único evento. "Eles representam diferentes expressões da música da nossa Igreja. Teremos cantores conhecidos e outros que estão começando num mesmo momento de evangelização".

Uma das cantoras presentes é a irmã Kelly Patrícia. A religiosa afirma que a união de tantos artistas da nossa Igreja mostra o quanto a JMJ é importante para o país. "No Bote Fé Natal estamos colocando lenha na fogueira, para que em 2013 esta chama esteja ainda maior. É muito bom estar aqui, na diversidade de dons, e mostrar a riqueza da nossa Igreja no Brasil", declarou. A religiosa revela qual o teor de sua mensagem neste Bote Fé. "Quero convidar os jovens para entrar na Divina aventura. A aventura é a caça ao tesouro, que é Deus".

Padre Sávio destaca que a produção deste DVD conta com o apoio dos mais renomados profissionais do mercado fonográfico. A organização é da Sony Music, que é a maior distribuidora de CD's e DVD's do mundo. A produção do show é de Guto Graça Mello, o principal produtor musical do país que recentemente produziu o show de Roberto Carlos, em Jerusalém. "A parte técnica é de primeiro mundo e está tudo isso a serviço do nosso trabalho de evangelização" conta o assessor. A expectativa é que até a Páscoa o álbum já esteja disponível nas lojas de todo o país.


Regional Sul 1 abre inscrições para o seminário Regional da 5ª Semana Social Brasileira

Para marcar o lançamento da 5ª Semana Social Brasileira no estado de São Paulo (SP), o Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) promove entre os dias 16 a 18 de março, o Seminário da 5ª Semana Social Brasileira.

Discutir o Estado e sua relação com a sociedade; debater sobre as estruturas sociais, políticas e econômicas do Estado e apresentar uma agenda de participação social e política para o país. Estes são alguns dos principais objetivos do seminário regional "5ª Semana Social Brasileira", que acontecerá na Casa São Paulo Apóstolo, em Embu das Artes (SP). Realizado pelas Pastorais Sociais e Organismos ligados a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, o evento será assessorado pelo padre Nelito Dornelas.

Segundo o coordenador do fórum das Pastorais Sociais, diácono José Carlos Pascoal, as Semanas Sociais ocorridas desde 1991 pautaram para a sociedade temas relevantes a vida dos brasileiros. Para a próxima Semana Social, será pautada a construção do Estado democrático justamente porque "se compreende que o Estado é a base para enfrentamento das situações de desigualdade social", disse José Carlos.

O seminário é destinado as Pastorais, Organizações Sociais e as Igrejas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento. Para se inscrever, acesse o site www.cnbbsul1.org.br.


Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
Site: http://www.cnbb.org.br
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303

Nenhum comentário: