quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Igreja no mundo

Primeira mensagem de um Papa por Twitter
Bento XVI publica em iPad o novoportal informativo da Santa Sé
CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 28 de junho de 2011 (ZENIT.org) – Bento XVI enviou nesta terça-feira uma mensagem pelo Twitter para anunciar a publicação do novo portal informativo da Santa Sé, o News.va.
“Queridos amigos, acabo de lançar News.va. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bênçãos, Benedictus XVI", tuitou o bispo de Roma nesta tarde.
Ainda que o perfil Vatican-news no Twitter exista há algum tempo, esta foi a primeira mensagem assinada pelo Papa.
Em um encontro, celebrado no palácio apostólico, o Papa escolheu a opção “Publish” em um iPad para publicar oficialmente este novo portal vaticano, que recolhe a informação emitida pelos meios de comunicação da Santa Sé.
No encontro, participaram o presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, arcebispo Claudio Maria Celli, Thaddeus Jones, oficial desse organismo vaticano, e Gustavo Entrala, fundador de 101, a agência que realizou o projeto.
O Papa pôde ler as notícias do dia publicadas nesse portal por L'Osservatore Romano, a Sala de Imprensa da Santa Sé, Rádio Vaticano, o Vatican Information Service (VIS), a agência missionária Fides, e o Centro Televisivo Vaticano.
 
Aos ortodoxos: que comunhão se faça plena unidade
Papa dirige-se a delegação do patriarcado de Constantinopla
CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 28 de junho de 2011 (ZENIT.org) – “A comunhão não completa que já nos une deve crescer até alcançar a plena unidade visível”, afirmou Bento XVI no discurso que dirigiu nesta terça-feira a uma delegação do patriarcado ecumênico de Constantinopla, a quem recebeu no Vaticano por ocasião da festa dos santos Pedro e Paulo.
Todo ano, representantes desse patriarcado ortodoxo viajam a Roma para a festa de 29 de junho. Por sua vez, o patriarca Bartolomeu I recebe uma delegação enviada pelo Papa para a festa do padroeiro da Igreja de Constantinopla, o apóstolo André, irmão de Pedro, a 30 de novembro... Veja a integra no site ZENIT.org.

Cidade do Vaticano, 29 jun (RV) - A Praça São Pedro, no Vaticano, estava repleta de fiéis e peregrinos que participaram, nesta quarta-feira, da oração mariana do Angelus, na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, presidida por Bento XVI.
"Ó Roma Felix" canta-se hoje na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, Padroeiros dessa cidade. "Feliz Roma, porque foi purpurada pelo precioso sangue de tantos grandes Príncipes" – frisou o pontífice. Segundo a tradição oriental, "os dois grandes Apóstolos, Pedro e Paulo, são as asas do conhecimento de Deus, que percorreram a terra até os seus confins e se elevaram ao céu" – disse o Papa, acrescentando: "O testemunho de amor e fidelidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo ilumina os Pastores da Igreja, para conduzir os homens à verdade, formando-os na fé em Cristo. São Pedro representa a unidade do colégio apostólico. Por este motivo, durante a liturgia celebrada nesta manhã, na Basílica Vaticana, impus o Pálio a 40 arcebispos metropolitanos, que manifesta a comunhão com o Bispo de Roma na missão de guiar o povo de Deus para a salvação."
Falando sobre os 60 anos de sua ordenação sacerdotal, o Papa agradeceu ao Senhor e a todos aqueles que nesta circunstância lhe manifestaram proximidade e apoio na oração.
Enfim, Bento XVI saudou em várias línguas os fiéis e peregrinos, e concedeu a todos a sua bênção apostólica. Eis o que disse em português. (MJ)

Nenhum comentário: